Carreta da Mulher realiza mais de dois mil exames na capital alagoana

Carreta da Mulher realiza mais de dois mil exames na capital alagoana

A equipe de profissionais da Carreta da Mulher realizou de 18 de janeiro até 18 de março, 2.157 exames, sendo 769 mamografias e 1.388 ultrassonografias (endovaginais e da mama). Desse total, 25 exames apontaram para suspeitas de câncer de mama e colo de útero.

Segundo  a assistente social Flavia Melro, coordenadora geral das unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todas as mulheres que tiveram o diagnóstico de suspeita de câncer receberam seus resultados já com o encaminhamento de consulta agendada para um mastologista ou ginecologista no PAM Salgadinho.

Os exames com resultados suspeitos de câncer serão avaliados minuciosamente com a realização de biopsia. Com a confirmação, essas mulheres passarão por atendimento especial e  tratamento. Nos casos cirúrgicos, elas fazem os exames pré-operatórios para a realização da cirurgia.

A Carreta

A Carreta da Mulher chegou a Maceió no dia 14 de janeiro. Durante três anos a unidade móvel percorrerá todos os distritos sanitários, possibilitando às mulheres, que dependem do Sistema Único de Sáude (SUS), a realização dos exames de mamografia e ultrassonografia.

No período de 18 de janeiro a 16 de fevereiro a Carreta esteve na região do 2º Distrito Sanitário, na Praça Pingo D’Água, no Vergel. Lá, foram diagnosticados oito casos suspeitos de câncer. A Carreta permance na Praça Nossa Senhora das Graças, no Benedito Bentes, até o dia 18 de abril. No local,  foram descobertos 17 casos de exames alterados.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate