Uncisal dá início a cursos para a terceira idade

Uncisal dá início a cursos para a terceira idade

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) deu início, na tarde desta segunda-feira (10), as aulas da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uncisati). O objetivo é desenvolver ações voltadas aos idosos, dando ênfase na reinserção social e no mercado de trabalho. O projeto é pioneiro no Estado, criado em agosto de 2006.

Até a primeira semana de dezembro, os 320 alunos participarão de 16 oficinas de informática, pilates, medicina natural, envelhecimento ativo, artes, entre outras. O curso de informática é o mais procurado, com quatro turmas de 15 alunos em cada. “Procuramos resgatar a autoestima e qualidade de vida desses idosos. Muitos saem daqui dispostos a trabalhar, inseridos no mundo virtual, com e-mail e Facebook”, explicou a professora Vera Cavalcante.

As aulas de informática acontecem uma vez na semana para cada turma. Eles aprendem sobre o Windows, Word, Excel, PowerPoint e a manusear e-mail e Facebook. Alguns pré-requisitos são necessários para entrar na Uncisati, a exemplo de ser alfabetizado e ter mais de 50 anos.

Alguns alunos participam dos cursos durante anos consecutivos, como é o caso de Petrúcio dos Santos, que já está no terceiro ano. “O primeiro curso que fiz foi de informática. Aprendi muito, melhorou minha qualidade de vida, além de ser uma terapia ocupacional. Tenho uma filha que mora na Europa e aprendi a falar com ela por meio do computador”, relatou o aluno. “O outro curso que fiz foi de Inglês, pois não podemos fazer o mesmo curso em anos seguintes. Agora estou aqui, fazendo informática novamente para aprender ainda mais”, ressaltou.

A aluna novata Cícera Fernandes Miranda, de 80 anos, disse que essa é uma ótima oportunidade para ser ainda mais independente nos seus afazeres. “Moro sozinha e gosto de fazer de tudo um pouco. Ganhei um computador e não sabia manusear, daí tive a ideia de me inscrever no Uncisati. Espero aprender muito, fazer amizades. Na nossa idade a melhor coisa é ser ativa, não podemos parar”, finalizou Cícera.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate