Traipu ganha mais uma Unidade Básica de Saúde

Traipu ganha mais uma Unidade Básica de Saúde

A população de Traipu ganhou mais um posto do Programa Saúde da Família (PSF). Com a nova Unidade Básica de Saúde (UBS), mais de 1.000 pessoas que vivem no povoado Capivara e em sítios próximos são beneficiadas com a instalação de uma equipe de profissionais de saúde composta por médico, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

A implantação da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no povoado Capivara foi possível após autoridades estaduais e federais atestaram a crescente demanda na região e a existência de estrutura capaz de atender as famílias. “Fizemos um projeto mostrando esses indicadores, fomos avaliados pelas duas esferas de governo e fomos contemplados. Agora temos mais uma equipe com médico e enfermeiros em nosso município”, explica Káthia Tomé, coordenadora da Atenção Básica de Saúde de Traipu.

Com a medida, a Prefeitura Municipal de Traipu conseguiu transformar um Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) em PSF, estratégia recomendada pelo governo federal para fortalecer e descentralizar a Atenção Básica de Saúde. Seu principal propósito é reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional do PACS, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida nas comunidades.

“A implantação desta décima UBS fortalece o nosso sistema de saúde, descentraliza os atendimentos, alivia a demanda na Casa Maternal e Centro de Saúde, e facilita também a vida dos traipuenses, que não vão mais precisar se deslocar até a cidade para uma consulta com um clínico geral ou para realizar serviços simples como os de verificação de pressão arterial, curativos, inalação, coleta de sangue e realização de teste de gravidez”, pontua a prefeita Conceição Tavares.

Com a implantação dos PSFs e de ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua, a gestão municipal de Traipu está proporcionando uma melhor qualidade no atendimento às famílias da região. Hoje o município possui 10 equipes de saúde da família que trabalham distribuídas por seu território, uma Casa Maternal e Centro de Saúde e um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que é constituído por nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e educadores físicos.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate