Secretaria de Saúde tem trabalhos aprovados em Mostra Nacional

Secretaria de Saúde tem trabalhos aprovados em Mostra Nacional

As equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Village Campestre I e do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Propet Saúde da Ufal), que realizam desde 2008 ações conjuntas, tiveram dois trabalhos aprovados para a Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/ Saúde da Família, que ocorrerá entre 12 e 15 de março de 2014, em Brasília.

O evento é promovido pelo Ministério da Saúde (MS) e contará com a presença da psicóloga e preceptora Emilene Andrada Donato, representando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A psicóloga é autora dos relatos selecionados, juntamente com alunas do curso de psicologia da Ufal, Maria Karoline Ferreira dos Santos Duarte e Maísa Joventino dos Santos. Emilene está no Propet Saúde desde 2010 e é servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. As três estão vinculadas à Unidade de Saúde da Família Village Campestre I.

Emilene considera o reconhecimento do trabalho um passo importante para a legitimidade do trabalho. “É valorosa a nossa participação nesse evento nacional, pois há uma troca intensa de experiências e reflexão sobre o que é produzido tanto no âmbito local, quanto nacional. Isso nos acrescenta aprendizado, nossa iniciativa pode ser reproduzida em outros cenários, assim como podemos absorver as boas práticas de outros estados”, afirmou a psicóloga da SMS.

Na Ufal, o Propet Saúde é um projeto que envolve diversos cursos de graduação da área de Saúde: Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. No total são seis tutores (professores da UFAL), 35 Preceptores (servidores da SMS) e em torno de 100 alunos (bolsistas e não-bolsistas) distribuídos por 14 serviços de saúde da rede municipal (Unidades Básicas de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas e Consultórios na Rua).

Os trabalhos selecionados

O primeiro relato selecionado se chama “Saúde é arte e artesanato produz saúde” e apresenta a construção coletiva de Oficinas de Geração de Trabalho e Renda na comunidade do Village Campestre I entre os anos de 2010 e 2012. Nesse primeiro trabalho houve a colaboração de professores e alunos do curso de Administração da Ufal, que trabalharam junto à comunidade os aspectos da economia solidária e cooperativismo. Buscando assim ampliar o conceito de saúde, sair do universo restrito dos serviços de saúde e investindo no bem-estar físico e mental, valorizando suas habilidades e proporcionando maior qualidade de vida aos membros da população.

O outro trabalho inscrito, também voltado para a promoção da saúde, foi o “Aqui se cai na teia”, que mostra o relato de um conjunto de atividades realizadas em 2012 e 2013 na USF Village Campestre I com rodas de conversa, oficinas com a comunidade, teatro com as crianças e distribuição de folders que abordaram temas variados como Hanseníase, Diabetes, Hipertensão Arterial, Saúde do Homem, Gestação, Alimentação Saudável, Saúde Bucal e Controle Social para a reativação do Conselho Gestor da USF.

“Buscamos fugir de modelos tradicionais e hierarquizantes, trabalhando a educação em saúde criticamente em rodas de conversas e oficinas junto à população”, disse Emilene Donato, que ressalta ainda que a ação contou com vários parceiros: NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Coordenação de Vigilância em Saúde, Saúde do Homem e escolas públicas.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate