O que vale mais na atividade de um parlamentar?

O que vale mais na atividade de um parlamentar?

Nem sempre os melhores alunos tem as melhores frequências. E muito menos a atividade escolar se resume a sala de aula. É por isso que existem provas, trabalhos e notas para avaliar o desempenho na vida acadêmica.

Na atividade parlamentar a situação é semelhante. Por isso o uso de um único critério como “régua” da atividade de deputados e senadores precisa ser avaliado.

É o caso do levantamento do portal Congresso em Foco – que ganhou repercussão nesta quinta-feira, 6, em alguns sites locais – que aponta o senador Fernando Collor e o deputado federal João Lyra como os mais faltosos da bancada federal de Alagoas nas sessões da Câmara e do Senado.

O critério, no entanto, não é e nem nunca foi eficiente para avaliar a atuação dos parlamentares. Basta ver como anda a aprovação e a popularidade do deputado e do senador em Alagoas.

O levantamento mostra Collor com 33 faltas, num total de 119 sessões realizadas no Senado em 2013. “Destas, 31 foram justificadas, e sempre por causa de algum trabalho parlamentar, fora do plenário. O trabalho do parlamentar”, aponta um especialista, “nunca se resumiu ao plenário”.

“Os parlamentares mais atuantes nem sempre estão no plenário. Eles participam de missões, vão a ministérios e órgãos públicos defender interesses de seus estados, além de vários outros compromissos políticos. O importante é que o parlamentar participe dos momentos mais importantes, coisa que o Collor fez muito bem”, aponta.

O presidente do PRB, Euclydes Mello, lembra que “o senador Fernando Collor é um dos parlamentares mais atuantes no Senado Federal, e isto é reconhecido até pelo Diap, que dá a verdadeira dimensão do seu trabalho, colocando-o entre os cabeças do Congresso Nacional”.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate