Secretaria da Pesca entrega mais de cinco mil alevinos em Junqueiro

Secretaria da Pesca entrega mais de cinco mil alevinos em Junqueiro

A equipe da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) entregou terça-feira (26), no município de Junqueiro, mais de cinco mil alevinos de tilápia, ao módulo Riachão, que pertence a um dos programas da Sepaq, o Alagoas mais Peixe. Os alevinos foram produzidos pelo Núcleo de Piscicultura da Sepaq, em Rio Largo, que já atinge uma marca produtiva de 60 mil por mês.

Segundo a técnica da pasta, Fabrícia Ferreira, desde novembro do ano passado até o final de janeiro deste ano, o módulo já conseguiu produzir 5.400 kg de tilápia e o peixe demora cerca de seis meses para ser colhido. “Esses alevinos que foram inseridos no módulo, depois de seis meses, gerarão mais de 4 toneladas de peixe”, afirma Fabrícia.

De acordo com o líder dos piscicultores do módulo, João José da Silva, a expectativa para o mês de fevereiro e março é de seis toneladas. “Para manter o módulo temos o custo com alevino e ração, mas como a Secretaria está atendendo a nossa demanda é um gasto a menos para nós, que vendemos o peixe a R$ 5,50, valor considerado bem em conta para o mercado”, explica o produtor.

As vendas de tilápia do módulo atendem além do município de Junqueiro, segundo José João, os atravessadores de Teotônio Vilela, São Sebastião, Coruripe, Jequiá da Praia e Maceió. “Se tivéssemos dez toneladas de peixe, venderíamos as dez. Às vezes temos que mandar compradores para casa por que tudo já foi vendido”, afirma.

A diretora regional de pesca e aquicultura, Thatianne Vilela, explica que o mercado para a venda de pescados é vasto e que o governo deu o pontapé inicial com a entrega de tanques-rede, freezers e equipamentos de pesca. “Os módulos do Alagoas mais Peixe, no geral, tem muito a se desenvolver. Para ampliar o cultivo da piscicultura, os produtores podem contar com a assistência técnica da Sepaq com o programa de doação de alevino”, diz a diretora.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate