IMA vistoria empreendimentos dentro de Áreas de Proteção Ambiental

IMA vistoria empreendimentos dentro de Áreas de Proteção Ambiental

A Diretoria de Unidades de Conservação (Diruc) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) realiza vistorias em duas Áreas de Proteção ambiental (APAs), inseridas na região metropolitana de Maceió. A primeira aconteceu ontem (18) nas proximidades do Riacho Broma, que fica dentro da APA de Santa Rita, na cidade de Marechal Deodoro. A segunda seria realizada hoje (19), mas foi adiada para a próxima semana, quando haverá atendimento de processos de licenciamento e fiscalização de denúncias.

O órgão recebeu denúncias sobre irregularidades em relação à captação de água para posterior distribuição aos moradores de povoados, localizados nos arredores do Riacho Broma. Ao chegar ao local, a equipe se deparou com canos, tubulações e uma caixa de água. O material serviria para transportar e armazenar o líquido oriundo de um reservatório construído para represar a água excedente das piscinas e bicas de um balneário local.

“Nosso papel é verificar em quais condições está sendo feita a captação. Antes de qualquer coisa é importante fazer um estudo da capacidade de vazão da água e dos impactos que a contenção pode causar. Até agora o IMA não recebeu nenhum pedido de autorização para esta obra”, explicou Alex Nazário, diretor de Unidades de Conservação.

Após a vistoria, a equipe se dirigiu à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marechal Deodoro e entregou uma intimação, solicitando que sejam prestados esclarecimentos a respeito da autorização e ciência da obra vistoriada. O prazo para apresentação dos documentos é de três dias.

Na próxima semana, durante a ação na APA do Catolé, serão realizados atendimentos de processos referentes a licenciamentos. Além disso, a equipe fará o monitoramento e fiscalização de denúncias referentes a atividades que foram proibidas devido aos danos que estavam sendo causados à APA. A equipe deve também vistoriar uma área particular, para observar como está a recuperação do local que havia sido ocupado por um grupo de trabalhadores sem teto.

 

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate