Bombeiros ministram palestras para reeducandos no Sistema Prisional

Bombeiros ministram palestras para reeducandos no Sistema Prisional

Em mais uma ação social, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), em parceria com a Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP), ministrou palestras sobre combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar para trinta reeducandos do sistema prisional. As aulas são ministradas no Módulo Azul do Complexo Prisional, no Tabuleiro dos Martins e conta com instruções de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar. A ação começou na segunda-feira (17) e vai até a próxima sexta-feira (21) com aulas teóricas e práticas.

A programação de quinta-feira terá aulas práticas de combate a incêndio com uso de extintores e para sexta-feira, instruções práticas com uso do GLP (gás de cozinha).

Para Rivaldo dos Santos, de 48 anos, esse tipo de ação é importante para estimular o aprendizado. “Aqui eu já aprendi 15 profissões nestes 6 anos e meio que fiquei preso. Saio agora em março e acredito que já paguei pelo meu passado, agora vou usar o que aprendi para arrumar trabalho. Pra mim é uma novidade porque sempre trabalhei com material reciclado como papel madeira, couro e plástico, e até então não sabia como usar o extintor “, finalizou.

Segundo a instrutora da palestra de combate a incêndio, soldado Rafaela Meneses, “momentos como esse é importante porque atua na prevenção e na ação de um princípio de incêndio, evitando o fogo atinja grande proporções e que necessite da atuação do bombeiro”. Para ela dar instruções para os reeducandos não tem diferença: “eles foram bem participativos e se mostraram interessados em aprender”, disse.

A parceria com a SGAP não é de agora. O Corpo de Bombeiros já recebe no Quartel do Comando Geral 15 reeducandos que contribuem com serviços gerais nas dependências do quartel. A ação busca reintegrá-los à sociedade dando uma oportunidade de trabalho digno para o sustento de suas famílias.

 

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate