Workshop discute eletrônica embarcada e tendências da automação agrícola

Workshop discute eletrônica embarcada e tendências da automação agrícola

O avanço vertiginoso da automação e das tecnologias de informação na área agrícola exige novas posturas e tomadas de decisões que levem em consideração a compatibilidade entre equipamentos e implementos utilizados nas operações de campo. É com essa proposta, de discutir a padronização de tecnologias embarcadas em máquinas e as tendências da automação agrícola no Brasil, que será realizado nos dias 19 e 20, na Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP), o Workshop Isobus.

Isobus é uma norma internacional que discute a padronização da eletrônica em equipamentos agrícolas. Em sua terceira edição, o evento  apoiado pela Força Tarefa Isobus, vai reunir representantes das maiores empresas de equipamentos e implementos agrícolas do Brasil e do exterior, sendo a programação composta de palestras e treinamento.

Para um dos organizadores do evento e membro da Força Tarefa Isobus, Ricardo Inamasu, o protocolo Isobus é o futuro da automação em máquinas agrícolas. “Sem um padrão de comunicação não haverá automação total na agricultura”, avalia o pesquisador da Embrapa Instrumentação. Ele lembra que esse protocolo é o primeiro e único construído pelas indústrias na área agrícola  com esse escopo. “O treinamento a ser realizado no dia 20 é, por exemplo, inédito no Brasil, sem similar no mundo”, diz.

A incompatibilidade existente entre os sistemas é um dos maiores problemas atualmente porque, a partir da década de 70, o produtor passou a conviver com uma grande quantidade de eletrônica na cabine do trator e com dezenas ou mais de metros de cabos elétricos interligando esses sistemas e sensores. Com isso, o produtor é levado a adquirir um sistema para cada implemento agrícola.

Diante dessa complexidade, vem se tentando elaborar normas para a comunicação entre dispositivos eletrônicos em máquinas agrícolas desde a década de 80. De acordo com Inamasu, além dos esforços de instituições de pesquisa e associações de normas, observa-se o esforço por parte de fabricantes de máquinas, implementos e outros equipamentos para tornar a implementação dessa norma uma realidade.

 Embrapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate