Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental promove curso a distancia

Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental promove curso a distancia

O 1º curso a distância de autoinstrução – Planos de Sanaeamento básico começa hoje (12) e segue até o dia 14. Na plataforma MOODLE do Portal Capacidades. Inscrições:
http://www.capacidades.gov.br/inscricao/inscricao/indez/id/205 

 Veja detalhes sobre o curso:

Objetivos:

O Curso a distância de autoinstrução – Planos de Saneamento Básico tem como objetivo principal promover o conhecimento em aspectos relacionados aos planos de saneamento básico, tendo por base a legislação em vigor e a literatura disponível sobre o tema, com foco na elaboração de planos de saneamento básico de forma participativa.

Metodologia:

Curso a distância de autoinstrução disponibilizado por meio da plataforma Moodle do Portal Capacidades.

– Recursos didático-metodológicos: sala de aula virtual; Fórum de Notícias; textos em biblioteca virtual, vídeos e atividades de avaliação.

– O curso possui estrutura de navegação sequencial entre os módulos. A conclusão de cada uma das etapas exige a aprendizagem do conteúdo do módulo anterior.

– O aproveitamento mínimo nas avaliações exigido para emissão do certificado na conclusão do curso será de 75% (setenta e cinco por cento).

– A avaliação do curso será feita por meio de questionário disponibilizado no Portal Capacidades.

 

 

Tópicos:

MÓDULO 1 – O SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL: ASPECTOS FUNDAMENTAIS

 

MÓDULO 2 – FUNDAMENTOS PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DE SANEAMENTO BÁSICO

 

MÓDULO 3 – A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

 

MÓDULO 4 – ESTUDOS PARA A ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO

 

MÓDULO 5 – PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

 

MÓDULO 6 – MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

 

MÓDULO 7 – CONTRATAÇÃO, ELABORAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

 

 

Público-alvo:

– Gestores e técnicos de municípios, governos estaduais, prestadoras de serviços em saneamento, consórcios, associações de municípios, agências reguladoras e outras entidades relacionadas ao saneamento.

– Sociedade civil interessada no tema.

Corpo Docente:

AUTORES

 

JULIANO RODRIGUES GIMENEZ – ISAM-UCS – Coord.

Engenheiro civil -UFRGS, mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental -Instituto de Pesquisas Hidráulicas – IPH-UFRGS, doutorando em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental -IPH-UFRGS, professor e pesquisador junto ao Instituto de Saneamento Ambiental -ISAM- e do Laboratório de Tecnologias Ambientais -LATAM- da Universidade de Caxias do Sul -UCS, atuando diretamente no cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Agronomia, e no Mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais da UCS.

SÉRGIO FAORO TIEPPO – ISAM-UCS -Org.

Licenciado e bacharel em Ciências Sociais -UFRGS, mestre em Sociologia -UFRGS, doutor em Educação -UFRGS, professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul -UCS, membro da equipe administrativa do Instituto de Saneamento Ambiental -ISAM – UCS.

VANIA ELISABETE SCHNEIDER – ISAM-UCS -Org.

Licenciada e bacharela em Ciências Biológicas -UCS, mestre em Engenharia Civil -UNICAMP, doutora em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental -UFRGS, professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul -UCS, diretora do Instituto de Saneamento Ambiental -ISAM, atuando nos cursos de Engenharia Ambiental, Biologia, Mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UCS.

DENISE PERESIN

Licenciada em Ciências – Hab. Biologia -UCS, especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional -UERGS, mestre em Biologia -UNISINOS, técnica do Instituto de Saneamento Ambiental -ISAM – UCS.

ELIS MARINA TONET

Engenheira ambiental -UCS, monitora de pesquisa DTI-C CNPq no Instituto de Saneamento Ambiental -ISAM – UCS.

GISELE CEMIN

Bacharela em Ciências Biológicas -UNIVATES, mestre em Sensoriamento Remoto pelo Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia -CEPSRM – UFRGS, doutoranda em Sensoriamento Remoto -UFRGS, professora e pesquisadora, atuando nos cursos de Biologia e Engenharia Ambiental da UCS.

TAISON ANDERSON BORTOLIN

Engenheiro ambiental -UCS, mestrando em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental -Instituto de Pesquisas Hidráulicas – IPH-UFRGS, técnico do Instituto de Saneamento Ambiental -ISAM – UCS, atuando como professor nos cursos de Engenharia da UCS.

TIAGO PANIZZON

Engenheiro ambiental -UCS, mestrando em Engenharia e Ciências Ambientais -UCS, monitor de pesquisa DTI-C CNPq no Instituto de Saneamento Ambiental -ISAM – UCS.

 

 

Parceiros:

ReCESA – REDE NACIONAL DE CAPACITAÇÃO E EXTENSÃO TECNOLÓGICA EM SANEAMENTO AMBIENTAL 

NUCASUL – Núcleo Sul de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental, Gino Gehling -Coordenador Geral

IPH/UFRGS – Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gino Gehling -Coordenador UFRGS

ISAM/UCS – Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul, Juliano Rodrigues Gimenez – Coordenador UCS

 

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate