Prestação de serviços online facilita a vida de alagoanos

Prestação de serviços online facilita a vida de alagoanos

Quando um serviço online importante é disponibilizado, chega com mais facilidade junto a quem precisa dele e o avanço de modernizações como esse tem ajudado a rotina dos alagoanos. A proteção legal após o furto de documentos, por exemplo, pode ser uma realidade em apenas alguns minutos na Delegacia Interativa, coordenada pela Polícia Civil. Outras medidas como o acompanhamento de projetos de segurança, orientados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas, também adentram nesse pacote de inovações.

Se antes as vítimas de furtos (subtração sem violência) e extravio (perda) de documentos pessoais e celulares, precisavam enfrentar filas e o deslocamento até delegacias convencionais, desde 2006 podem resolver tudo pela internet. De sua criação até então, a chamada Delegacia Interativa registrou mais de 95 mil ocorrências, com mais de 67 mil extravios, 27 mil furtos e 1500 crimes de internet.

“A concretização dessa plataforma é um divisor de águas no que se refere a todo o processo de modernização no setor público. Muita gente deixa de ir à Delegacia fazer o boletim de ocorrência e com essa facilidade passamos a ter conhecimento de casos que talvez nunca fossem notados”, garante o gerente Erisvaldo de Souza.

Segmentar na plataforma dois dos casos mais recorrentes e, teoricamente, mais simples de serem registrados, é uma forma de incentivar a população a desenvolver o hábito de dialogar com a polícia, de acordo com Souza. “É importante salientar que tanto o furto quanto o extravio não regem aspecto investigativo, mas são importantes para que o mapeamento das zonas urbanas seja realizado. A polícia não tem como saber de tudo, então contar com o apoio da população nisso é fundamental”, pontua.

Por ser um serviço pioneiro, obter esse tipo de documento via internet ainda é visto com cautela pela população, mas o gerente explica que nada é emitido de forma irresponsável e todos os registros de ocorrência realizados pela Delegacia passam por validação.

“Quando alguém faz um registro, nossa equipe checa a procedência do cidadão, por meio do sistema IDNET, do Instituto de Identificação. Além disso, uma varredura é realizada para verificar se existe algum antecedente criminal. Só então, após sua validação, essa queixa é enviada para o banco de dados do servidor do Sistema Policial (Sispol)”, revela Souza.

A movimentação dos casos de crime cibernético ainda é pouca, quando comparada ao fluxo grande visto nas áreas de furto e extravio. Souza atribui esse quadro à desinformação da população. “Muita gente nem procura saber como solucionar esses casos, mas as denúncias devem ser encaminhadas das delegacias dos bairros à Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), para serem devidamente recebidas pela nossa equipe”, explica.

Já os serviços prestados pelo site do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas passaram a acontecer nos últimos três anos e permitem o acompanhamento de situação em relação ao pagamento da taxa dos bombeiros, emissão de segunda via dessas faturas, consulta de certidão negativa, além da verificação do sistema de projeto de segurança. Totalmente didático, ele informa ainda como se regularizar em casos de negligência no pagamento das tarifas.

Esse sistema é totalmente agregado ao Facilita Alagoas, em função da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Na prática, os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de uma nova empresa atuam de forma integrada, permitindo a agilidade do processo. Alagoas é um dos poucos estados a conseguir a eficiência dessa medida.

Nos últimos seis meses, o portal do Corpo de Bombeiros obteve mais de 14 mil acessos.

contabilizou perto de sete mil agendamentos, 2500 consultas de certificado, emitiu 2.000 segundas vias de documentos de taxa de incêndio dos bombeiros, respondeu a 2500 dúvidas sobre como se regularizar, entre outras medidas.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Wolbeck Godoy, lembra que parte dos recursos da corporação é proveniente do pagamento de impostos como a taxa de incêndios, por exemplo, e se uma parcela relevante da população está inadimplente com isso, enfraquece o serviço à sociedade. “É importante que todos estejam cientes de todas as facilidades que estão ao seu dispor. Prestar esse serviço online, além de dar todas as condições para que o cidadão saiba como se regularizar, é um grande passo que damos para sanar essa questão”, declara.

 Agência Alagoas

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Redação

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