Seagri e parceiros fazem plano de ação focado nas Rotas da Integração de Alagoas

Seagri e parceiros fazem plano de ação focado nas Rotas da Integração de Alagoas

Representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), do Sebrae, da Codevasf e gestores dos Arranjos Produtivos Locais de Alagoas estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (5) para discutir os próximos passos do projeto que inclui o Estado nas Rotas da Integração, programa desenvolvido pelo Ministério da Integração Nacional.

Alagoas entra no programa com três rotas, a Rota do Mel, da Fruticultura e do Cordeiro, fortalecendo desta forma estas cadeias produtivas locais.

De acordo com o secretário-adjunto de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Carlos Henrique Soares, estas são as rotas identificadas como prioridades. Segundo ele, o programa visa a integração entre as diversas cadeias produtivas de Alagoas.

“A ideia é que possamos desenvolver ações integradas para trabalhar a industrialização de todo o processo produtivo até o mercado. Desde 2011 vem sendo desenvolvidas ações integradas entre Sebrae, Seplande e Seagri, visando, principalmente, o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais Fruticultura no Vale do Mundaú, Horticultura no Agreste, Apicultura e Ovinocaprinocultura no Sertão. Com Alagoas dentro desta rota, temos mais oportunidade de realizar ações como consultorias, capacitações, entregas de equipamentos e assistência técnica”, destacou o adjunto.

Neste primeiro momento serão realizadas reuniões de sensibilização junto aos gestores de cada APL para que posteriormente, em oficinas, sejam estabelecidos um projeto com planos de ação para cada rota.

Visão sistêmica, inovação, agregação de valor na cadeia e comunicação com outros setores são algumas das premissas que devem estar contidas em cada projeto.

“É a oportunidade que temos de desenvolver mais ações focadas, inclusive, na profissionalização e nas questões organizacionais, o que ainda é uma das nossas principais dificuldades”, destacou Agda França, gestora do APL Apicultura no Sertão pelo Sebrae Alagoas.

De 17 a 19 deste mês uma comissão do Ministério da Integração estará em Alagoas para conhecer as propostas do Estado e realizar visitas em campo.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate