Índios desocupam prédio da Secretaria Estadual de Educação

Índios desocupam prédio da Secretaria Estadual de Educação

Os indígenas da etnia Xukuru-kariri, de Palmeira dos Índios, desocuparam na tarde desta quarta-feira (05) o prédio da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas (SEE), ocupado desde a última segunda-feira (03), após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público Federal (MPF).

Segundo o pajé da tribo, Celso Celestino, todas as reivindicações foram atendidas e a SEE tem a partir de agora um prazo de 5 meses para concluir a reforma da Escola Indígena Pajé Miguel Santos Silva, que começou no dia 1 de abril de 2012 e foi abandonada no mesmo ano. Até a entrega da obra, as crianças da tribo continuarão tendo aulas em barracões improvisados, construídos pelos próprios índios, com taipa e tecidos.

O pajé informou ainda que cobrou a garantia de direitos do professores que atendem a comunidade. “Quando eles adoecem que não podem dar aulas não tem nada que possa auxiliar no tratamento, por isso fizemos a solicitação do Ministério do Trabalho, e a SEE se comprometeu em fazer o repasse”, disse.

TNH1

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate