Conselho Gestor discute alternativas para a APA de Santa Rita

Conselho Gestor discute alternativas para a APA de Santa Rita

O Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita realiza reunião ordinária amanhã (05), na sede descentralizada do Instituto do Meio Ambiente (IMA), na Ilha de Santa Rita. Os 14 membros foram convocados para tratar de temas como as ações educativas e de fiscalização para coibir a presença de veículos na Prainha da Barra Nova, em Marechal Deodoro.

O IMA tem realizado ações na Prainha da Barra Nova, principalmente por causa das denúncias sobre a presença irregular de veículos no local. A última fiscalização foi feita no domingo passado, dia 02, com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e da Marinha. Naquele dia, nenhum automóvel foi flagrado cometendo a irregularidade.

“Percebemos que está sendo respeitada a orientação sobre a proibição e recebemos a informação de que os próprios comerciantes do local não estão permitindo a entrada dos veículos. De toda forma, está na pauta a discussão sobre a colocação de placas educativas”, comentou Alex Nazário, diretor de Unidades de Conservação do IMA.

O trânsito de veículos tracionados e quadriciclos contribui à destruição da vegetação de restinga e ninhos de ovos de tartarugas. Além disso, banhistas denunciaram o aparecimento de tartarugas mortas, freqüentadores estariam matando intencionalmente os organismos conhecidos como cebolas marinhas, supressão de vegetação nativa e substituição por coqueiros, atracação de embarcações de modo inadequado e deposição inadequada de resíduos sólidos.

A APA de Santa Rita possui 10.230 hectares, distribuídos entre os municípios de Maceió, Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco. Criada em 1984 pela Lei n°. 4.6074, tem como principal objetivo preservar as características ambientais e naturais das regiões dos canais e lagoas Mundaú e Manguaba, ordenando a ocupação e uso do solo. Localizada na região metropolitana da capital enfrenta o desmatamento, pressão imobiliária, ocupações irregulares, pesca predatória e a poluição hídrica como principais problemas.

O Conselho da APA de Santa Rita possui 14 membros, entre representantes do poder público e da sociedade civil há, além do IMA e do BPA, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); as Secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Maceió, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco; o Comitê do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaga (Celmm); o Instituto Federal de Alagoas (Ifal); a Universidade Federal de Alagoas (Ufal); a Federação dos Pescadores de Alagoas (Fepeal); a Organização Não Governamental Salsa de Praia; associação Mão Cheia e a Braskem.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate