Vendas de mel no mercado interno e externo devem ser recordes em 2014

Vendas de mel no mercado interno e externo devem ser recordes em 2014

A exportação de mel em 2014 deve chegar a US$ 55 milhões – US$ 1 milhão a mais do total vendido no ano passado, quando o setor superou as expectativas em US$ 5 milhões. Além disso, a Copa do Mundo deve aquecer ainda mais o mercado interno. O Brasil está entre os dez maiores produtores e exportadores do produto do mundo.

São Paulo e Rio Grande do Sul são os Estados que mais exportam mel. Juntos, venderam metade do total exportado em 2013. Foram 16 mil toneladas, o equivalente a US$ 54 milhões. O crescimento em US$ 11 milhões em relação ao ano anterior é resultado, principalmente, da diversificação dos mercados.

– A tendência é de crescimento e o que a gente verifica, que os principais mercados, que são Estados Unidos e Grã-Bretanha, continuam comprando mais produtos brasileiros. E mercados novos como Canadá e China, aumentaram as compras brasileiras. Se a gente pegar a China, eles cresceram mais de 40% ao ano nos últimos anos – relata o gerente de marketing de relacionamento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Jacy Braga.

A fim de aumentar as vendas para o Exterior este ano, a, Apex-Brasil, aposta em eventos como o Carnaval e a Copa do Mundo, em que os produtos serão expostos aos turistas e aos empresários estrangeiros.

– Por exemplo, uma castanha com mel, não é só o mel de granel. É um mel de alto valor agregado. A cachaça de mel. A gente mistura dois produtos que são muito conhecidos do Brasil – afirma Braga.

Mas para o pequeno produtor, especialmente do centro do país, o mercado interno ainda é mais lucrativo que o externo, onde o mel é vendido a um preço até três vezes menor. Com a Copa do Mundo no Brasil, a expectativa é gerar mais negócios. O apicultor Angelino José Ferreira espera negociar as três toneladas de mel que vende ao longo do ano até o fim do mundial.

– Para 2014, como vai ser essa venda? Muito melhor, porque temos um volume de turistas e de pessoas que tem como hábito o consumo de mel. Eu espero que, em 2014, minha produção seja melhor pra atender esse mercado. Acho que venderei 20%, 30% a mais do que foi em 2013 – conta Ferreira.

Para isso, ele e os cerca de 200 apicultores do Distrito Federal estão dobrando a produção. A maioria tem até 100 colméias e juntos, produzem 17 toneladas de mel por ano.

– A nossa ideia é dobrar a produção, quem tem 100 colmeias, fazer 200; quem tem 200 fazer 400. Todo ano vendemos toda nossa produção, se produzirmos mais, nós vamos vender tudo que nós temos – disse o presidente da Associação de Apicultores do Distrito Federal, Cícero Clemente.

Rural Br

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate