Entrega de kits e cisternas muda paisagem do Sertão

Entrega de kits e cisternas muda paisagem do Sertão

O governador Teotonio Vilela Filho visitou nesta quarta-feira (29) os povoados Ouricuri, Luciano e comunidades vizinhas na divisa dos municípios de Delmiro Gouveia e Pariconha. Na oportunidade, foram feitas as entregas simbólicas de 150 cisternas e 44 kits de irrigação aos agricultores da Região.

Teotonio destacou que estas ações demonstram o compromisso com o desenvolvimento do Sertão. “Os sertanejos que moram aqui há décadas e décadas, sempre viveram muito abandonados. Estamos trazendo para o Sertão todo um projeto articulado, com ações integradas que fazem parte de um projeto de resgate da autoestima e dignidade do sertanejo”, afirmou.

Nesta quarta, o governador que completa 63 anos, comemorou o aniversário junto com as comunidades que vivem às margens do Canal do Sertão. “Trazer água para o desenvolvimento de uma região que esperou tanto tempo e que vem para mudar essa realidade dura e difícil que é a vida do sertanejo. Esse é um dos melhores motivos para comemorar o meu aniversário aqui no Sertão, às margens do Canal”, afirmou.

As entregas, segundo o governador, fazem parte de uma programação extensa do Governo do Estado no Sertão, trazendo ações integradas das secretarias de Agricultura, Infraestrutura e Recursos Hídricos. “De um lado é o Canal do Sertão que começa a fazer com que a água chegue à roça do sertanejo com os kits de irrigação, que vão permitir a captação dessa água do Canal. De outro, vamos entregar milhares de cisternas, para que até o final do nosso Governo toda casa da caatinga tenha pelo menos uma cisterna”, garantiu Teotonio.
Em 2014, está prevista a construção de mais 3 mil cisternas e barragens e a realização de diversas capacitações para as famílias beneficiadas, ensinando o uso racional da água. Até o final deste ano, o governo do Estado também deverá instalar mais 950 kits de irrigação, por meio de parcerias firmadas com o Banco do Brasil, BNDES, Ministério da Integração e Codevasf. Os 50 primeiros kits foram implantados com investimentos da ordem de R$ 500 mil do Fundo Estadual de erradicação e Combate à Pobreza (Fecoep), administrado pelo vice-giovernador José Thomaz Nono.

“A presença do Governo do Estado conseguiu, realmente, transformar a realidade dessa região. Com a atenção do Governo, foi dado a cada pequeno agricultor a possibilidade de sobreviver com dignidade”, disse o vice-governador.

Pariconha

Durante a visita no Sertão, Teotonio também anunciou a construção da estrada de acesso ao município de Pariconha e da via que passa por todo o centro da cidade. O prefeito Fabiano Ribeiro agradeceu ao governador. “Agradeço ao governador por trazer cada vez mais rápido o desenvolvimento para o nosso município, com uma gama de ações que visam minimizar o sofrimento dos moradores daqui”, afirmou.

A cacique Nina, da Aldeia Catoquin em Pariconha, também agradeceu os benefícios trazidos pelo Governo.“Como o projeto também passa pelas terras indígenas, nós também vamos poder fazer a nossa irrigação”, comemorou.

Ao final, os moradores surpreenderam a todos com um bolo de aniversário em homenagem ao governador. Participaram das visitas, o senador Benedito de Lira, o deputado estadual Inácio Loyola, secretários estaduais, prefeitos, vereadores e secretários municipais da Região, além de dirigentes de órgão estaduais e municipais e os moradores das comunidades.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate