Artesanato de Maceió segue em exposição no Parque Shopping

Artesanato de Maceió segue em exposição no Parque Shopping

O trabalho produzido pelos artesãos da cidade continua em exposição no Parque Shopping Maceió. Até o próximo dia 28 de fevereiro, quem for ao estabelecimento, em Cruz das Almas, poderá conferir o bordado de filé e outros artigos artesanais no Espaço Artesanal, que são produzidos por artesãos dos empreendimentos de Economia Solidária de Maceió; dos mercados públicos do Artesanato e de Jaraguá; do Pontal da Barra; do Litoral Norte; e do Bar do Carnaval.

O projeto é fruto de parceria entre a Prefeitura de Maceió, através das secretarias municipais do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); de Promoção do Turismo (Semptur); Executiva do Gabinete do Prefeito (SEGP); de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla); e da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC); e o Parque Shopping Maceió. A decoração do espaço conta com a assinatura do renomado estilista Fernando Perdigão.

Entre os empreendimentos econômicos solidários que participam do projeto, estão: Vencendo por Fé, Mulheres de Talento, Jaqueirartes, Motivarte (através do Centro de Referência de Assistência Social – Cras – Dom Adelmo Machado), Ateleart’s, Somando Talentos, Artesãs Criativas e Vida Abundante. Todos recebem assistência da Semtabes, através da Diretoria de Economia Solidária.

A Semtabes também participou da articulação para que artesãos dos mercados do Artesanato e de Jaraguá também participassem da exposição. Os dois mercados são administrados pela Secretaria. Entre os objetivos do projeto, além do incremento de vendas por parte dos artesãos, está a valorização do artesanato produzido em Maceió – uma das preocupações da gestão do prefeito Rui Palmeira.

Animação

Os artesãos integrantes dos empreendimentos de Economia Solidária estão animados com o projeto. “Muito bom. O ambiente é muito agradável”, disse a artesã Ana Cleris, que integra o empreendimento econômico solidário Vida Abundante, um dos participantes da exposição. Em processo de formação, o Vida Abundante, que recebe assistência da Semtabes através da Diretoria de Economia Solidária, participa do primeiro evento como expositor. Atualmente, o grupo, cuja sede é próxima à Avenida Rotary, no Farol, conta com dez artesãos.

A artesã Marinete Alexandre Vasco também comemora a realização do projeto. Ela integra a Associação dos Artesãos do Mercado de Jaraguá (Asamj), que também se constitui em um empreendimento de Economia Solidária assistido pela Semtabes que está expondo seus trabalhos no Espaço Artesanato. O grupo conta com oito artesãos, que expõem e comercializam seus produtos no Mercado Público de Jaraguá.

Como empreendimento econômico solidário, a Asamj atua há seis anos. Mas Marinete expõe e comercializa no mercado o artesanato que produz há mais de 20 anos. “Foi de grande valia esse espaço, para demonstrar o trabalho do artesão e apresentar as belezas que temos em Maceió e em Alagoas. É importante que os visitantes conheçam e apreciem o nosso trabalho. E muitas pessoas vêm aqui e nos dão parabéns. Somos sempre elogiados”, disse a artesã.

Elogios

Os visitantes não poupam elogios aos trabalhos que são expostos pelos artesãos de Maceió no espaço do Parque Shopping. “É muito bom. Tem muita variedade. O pessoal é muito educado, nos atende muito bem”, disse a turista Anelisa Correia, 58 anos. Natural de São Paulo, a pedagoga está em visita à cidade com duas amigas, que a acompanharam no passeio pelo Espaço Artesanato do Parque Shopping Maceió. Essa é a segunda vez que Anelisa vem à cidade.

O espaço pode ser visitado todos os dias da semana, durante o horário de funcionamento do Parque Shopping Maceió.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate