Equipe do IMA coleta amostras do Rio Jacuípe

Equipe do IMA coleta amostras do Rio Jacuípe

Técnicos das Diretorias de Laboratório e de Monitoramento e Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estiveram na última quarta-feira (22), no município de Jacuípe, para verificar a situação e realizar coleta de amostras do rio Jacuípe. A ação acontece após uma denúncia realizada ao órgão, no início dessa semana. Novas amostras serão coletadas, nos próximos dias, para identificação do problema.

Segundo informações das pessoas que formularam a denúncia, uma espécie de espuma atípica estaria sendo notada no corpo d’água, em determinados dias da semana, além da mortandade de peixes. A equipe analisa se a atual denúncia possui relação com outras que estão sendo verificadas, desde dezembro do ano passado, quando foram denunciadas mortandade de peixes também nos municípios de Colônia de Leopoldina e em Campestre.

Na época, análises de amostras da água apresentaram problemas em dois locais e uma usina foi intimada a prestar esclarecimentos sobre material oleoso encontrada em lagoa de estabilização, que também apresentava temperatura fora do permitido. Como nenhuma resposta foi dada ao IMA, no dia 20 de janeiro foi emitido um termo de advertência e caso esse também não seja respondido, poderá dar origem a um auto de infração e aplicação de multa.

A equipe deverá retornar ao município de Jacuípe nos próximos dias e as amostras recolhidas passarão por análises microbiológicas e quanto aos aspectos físico-químicos. O prazo para apresentação dos resultados é de pelo menos mais uma semana.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate