Sobe número de famílias endividadas em janeiro, mas caem dívidas em atraso

Sobe número de famílias endividadas em janeiro, mas caem dívidas em atraso

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (22) mostra que 63,4% das famílias brasileiras estavam endividadas em janeiro. O índice é 1,2 ponto percentual maior do que o registrado em dezembro (62,2%), segundo os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A pesquisa leva em consideração dívidas com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro.

Na comparação com janeiro de 2013, também houve alta. Naquele mês, o índice de endividamento, segundo a mesma pesquisa, era de 60,2%.

Menos dívidas em atraso

Apesar da alta do percentual de famílias endividadas, o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso recuou 1,3 ponto percentual na comparação mensal, passando de 20,8% para 19,5% do total.

Também houve queda de 1,7 ponto no número de famílias inadimplentes em relação a janeiro de 2013, quando esse indicador alcançava 21,2% do total.

O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso apresentou estabilidade nas duas comparações.

“O efeito sazonal dos ganhos com o 13º salário continuou influenciando positivamente esse resultado. Houve, também, melhora na percepção das famílias em relação à sua capacidade de pagar seus débitos em atraso. Na comparação anual, a melhora no perfil de endividamento permitiu que os indicadores de inadimplência recuassem, apesar do maior nível de endividamento”, diz, em comunicado, Marianne Hanson, economista da CNC.

Economia Uol

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate