Governo avalia atuação do Programa Alagoas Tem Pressa

Governo avalia atuação do Programa Alagoas Tem Pressa

O governador Teotonio Vilela Filho reuniu todo o seu secretariado estadual, nesta terça-feira (21), para uma reunião de avaliação do Programa Alagoas Tem Pressa. Na sala de monitoramento do Programa, localizada na Secretaria de Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), foi realizado um diagnóstico geral do planejamento, com o apanhado das entregas realizadas em 2013, e as diretrizes para 2014. A certificação do Programa pela ISO 9001 foi anunciada na ocasião.

Durante a reunião, o governador Teotonio Vilela Filho exaltou o esforço do Estado em viabilizar os recursos que permitissem implementar os projetos do Alagoas Tem Pressa, e garantiu ter resgatado a credibilidade do Estado . “Elaboramos para Alagoas projetos com perspectiva, porque desejávamos tirar o Estado do marasmo em que vivíamos. Foram anos sem novas indústrias, sem o desenvolvimento necessário. Nesse último ano de governo, avistamos um Estado absolutamente diferente daquele tempo, e muito disso graças a tudo o que foi pensado e elaborado dentro desse Programa”, revelou.

Sob o detalhamento das 538 entregas previstas para o Alagoas Tem Pressa, entre 2011 e 2014, o Programa já entregou 203 produtos, 95 deles em 2013. Formado por 26 projetos estruturantes e 22 setoriais, o Alagoas Tem Pressa conta com 1.072 produtos – entregas que devem ser feitas até o ano de 2022.

Diante desse cenário, o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, declarou que sob a orientação do governador Teotonio Vilela Filho o Programa ajudou a demonstrar que realizar um serviço público diferente é possível.

“Não foi à toa que esse foi um Programa traçado para ser reconhecido como uma iniciativa de Estado, e não de governo. Aqui, reservamos para Alagoas um planejamento de 20 anos, onde priorizamos a melhoria da qualidade de vida de cada alagoano. Muito do que já foi concluído evidencia a importância do Alagoas Tem Pressa, por isso não deixamos de monitorar e controlar metas durante toda a sua execução”, pontuou.

Entre as principais entregas de 2013, está a conclusão das obras de 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Programa da Reconstrução, nos municípios afetados pelas cheias; na educação, o índice de ativação de internet em 205 escolas e prédios administrativos da rede estadual, das quais 152  funcionam também com rede wi-fi.

No desenvolvimento econômico, a construção do Polo de Confecções, em Delmiro Gouveia, como medida de diversificação de investimentos; e as realizações do Encontro Alagoano de Educação Empreendedora, e de nove edições do Pontapé, como fomento ao empreendedorismo, foram destaques no ano passado.

Para este ano são esperadas mais 335 entregas. Entre elas, até março deste ano, estão previstas para entrega as obras de construção e aparelhamento de três novos Polos para a ciência e tecnologia do Estado, o Restaurante Popular em Maceió, e delegacias de Repressão ao Narcotráfico, na capital e em Arapiraca, devem ser concluídos.

Além dos resultados e perspectivas, a secretária adjunta de Monitoramento e Controle de Metas, Poliana Santana, anunciou ainda a certificação recebida pelo Programa, nas categorias nacional e internacional, pela ISO 9001. “Somos o primeiro Programa nesses moldes do Brasil a ter esse reconhecimento, isso só corrobora a eficiência dos métodos que adotamos, e o comprometimento desse governo em mudar o rumo de Alagoas”, concluiu.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate