UPA de Coruripe é referência para 11 municípios do Litoral Sul

UPA de Coruripe é referência para 11 municípios do Litoral Sul

A população de Coruripe e de cidades vizinhas agora conta com consultórios, salas de raios-X, sutura, gesso, inalação, aplicação de medicamentos e eletrocardiografia, além de área de observação, farmácia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Estes serviços estão disponíveis na primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Intrahospitalar tipo III de Alagoas, inaugurada nesta terça-feira (21). O local passa a ser referência para 11 municípios da região Sul do Estado

A UPA está funcionando dentro do Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe, que também ganhou um serviço de ressonância magnética, em parceria com o grupo Tércio Wanderley. O governador Teotonio Vilela Filho acompanhou as inaugurações dos serviços.

“Antes, o Estado não colocava um centavo nos hospitais privados para que eles atendessem as pessoas do Sistema Único de Saúde (SUS), faltava iniciativa, vontade. Hoje colocamos recursos próprios: R$ 8 milhões por mês para atender aos pacientes do SUS. Todos os municípios na atual gestão passaram a receber mensalmente recursos para a Atenção Básica”, ressaltou Teotonio.

A UPA de Coruripe vai atender mais de 400 pessoas por dia e funcionar 24 horas. Segundo o o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o apoio do Estado a iniciativas como a do Hospital Carvalho Beltrão é de extrema importância para a organização do SUS.

“Estaremos acompanhando os procedimentos do Ministério da Saúde para que a UPA do Hospital Carvalho Beltrão seja habilitada, e a partir daí, possa receber recursos do Ministério, do Estado e do Município para o seu custeio. Essa é uma iniciativa muito importante para a região, porque evita o deslocamento para a capital”, afirmou.

De acordo com diretor geral da Unidade, Francisco Carvalho, o Chicão, não foi medido esforços para oferecer mais esse serviço à população. “O Governo do Estado nos ajuda a reestruturar o hospital. Temos fortes parcerias, como a contratualização de serviços e leitos para o HGE. E isso faz com que possamos implantar serviços importantes como a neurocirurgia e as cirurgias cardíacas, que em breve estará funcionando aqui”, destacou.

Para o prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão, o município é parceiro do hospital. “Não importa se o hospital é público ou privado, importa oferecer serviços de qualidade. Por isso, estamos trabalhando em parceria com a direção do Hospital Carvalho Beltrão, para ampliarmos os serviços ofertados à população de Coruripe”, ressaltou o chefe do Executivo municipal.

Atendimento

A UPA Intrahospitalar começou a funcionar no último dia 5 de janeiro, e vem atendendo pessoas como a dona de casa Wedja Maria. Moradora de Jequiá da Praia, ela acompanhava seu filho, André Williams, de 9 anos, que havia quebrado a perna. “Este serviço aqui é ótimo. Já estive no hospital outras vezes e sempre sou bem atendida. Agora trouxe meu filho para ser atendido pela ortopedia”, relatou.

Agência Brasil

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate