Redes de esgotos terão maior controle e normas da Casal

Redes de esgotos terão maior controle e normas da Casal

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) aprovou uma Resolução de Diretoria (RD) que dispõe sobre o lançamento de efluentes no sistema de esgotamento sanitário da empresa, com o objetivo de atender a legislação ambiental vigente e estabelecer procedimentos de recebimento de esgoto na rede coletora da Casal e também no emissário submarino de Maceió.

A norma estabelece alguns procedimentos, como a exigência de cadastro das empresas que utilizam o sistema da Casal. Para preenchimento do cadastro, elas terão que apresentar amostras dos efluentes comprovando que se enquadram na norma da companhia. Somente após esse procedimento é que será autorizado o descarte. A resolução também determina a responsabilidade dos clientes quanto à utilização do sistema de esgotamento sanitário e os pontos onde poderão ser lançados os efluentes.

Segundo a gerente de controle ambiental da Casal, Valeska Cavalcante, os efluentes de residências, restaurantes ou quaisquer prédios que contenham cozinhas deverão passar por caixas de gordura dimensionadas de modo a permitir eficiente retenção da gordura. Estas caixas deverão ter manutenção adequada ao seu bom funcionamento, sendo este serviço de responsabilidade do usuário.

Ainda de acordo com Valeska, havia muitos problemas relacionados ao recebimento de esgoto transportado por caminhões limpa-fossa e também de efluentes de empresas que queriam fazer lançamentos na rede coletora da Casal. Para normatizar o procedimento, a companhia estabeleceu regras e valores máximos permitidos dos parâmetros físico-químicos dos efluentes que podem ser lançados na rede da Casal.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate