Pronatec oferece vagas para cursos profissionalizantes

Pronatec oferece vagas para cursos profissionalizantes

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), está com as inscrições abertas para 28 cursos profissionalizantes em diversas áreas. Ao todo, estão sendo ofertadas 1.076 vagas, divididas nas unidades do Sest/Senat e Senai, localizadas nos bairros da Serraria, Tabuleiro do Martins e Poço.

Para se matricular, o candidato deve ter idade entre 16 e 59 anos, estar cursando os ensinos fundamental ou médio – a depender do curso escolhido – e estar inserido no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Há vagas disponíveis para os turnos da manhã, tarde e noite e as aulas devem ser iniciadas em fevereiro. Os cursos oferecidos são totalmente gratuitos e o aluno recebe material didático, além de auxílio transporte e alimentação.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Vergetti, é de fundamental importância que os beneficiários do CadÚnico tenham acesso aos cursos profissionalizantes e com isso possam ampliar as possibilidades de inserção do mercado de trabalho. “A intenção do curso de capacitação é melhorar a inclusão social, a renda e garantir a cidadania para pessoas que estão em situação de risco ou vulnerabilidade social”, destacou.

O candidato interessado deve procurar a sede do Cadastro Único – localizada na Rua Barão de Atalaia, 753, Poço – de segunda a sexta-feira no horário de 8h às 15h, e apresentar originais da Carteira de Identidade, CPF, Cartão do Bolsa Família ou Número de Inscrição Social (NIS) e comprovante de residência.

Em 2013, a Semas registrou 10.474 pré-matrículas e 7.771 matrículas para os mais de 200 cursos disponibilizados. Dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) destacaram Maceió como a segunda cidade do Brasil que mais matriculou jovens nos cursos técnicos de alto padrão oferecidos pela Semas em parceria com o Sistema S (Senai, Senac, Senat), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate