Comendadores da Ordem do Mérito dos Palmares de 2013 recebem insígnias

Comendadores da Ordem do Mérito dos Palmares de 2013 recebem insígnias

O governador Teotonio Vilela Filho entregou na última sexta-feira, 17, no Teatro Deodoro, as insígnias da Ordem do Mérito dos Palmares aos agraciados de 2013. Em seu pronunciamento, Teotonio Vilela Filho disse que a cultura do Estado é marcada por resistência e luta.  “Estamos juntos para mais um momento de valorização da cultura em Alagoas. Novamente prestamos nosso tributo imortal à memória do Quilombo dos Palmares, mantendo vivo o espírito de luta e resistência contido na feliz denominação desta comenda. Resistência e luta, enfim, é o que caracteriza a cultura alagoana”, afirma.

O governador destacou a política de incentivo à cultura do Estado. “Lutamos não apenas para preservar o que deve ser preservado, mas lutamos, ao mesmo tempo, pela renovação cultural, pela inovação, pela afirmação e reconhecimento das estrelas radiosas contemporâneas. Resistimos e lutamos pelo patrimônio do saber acumulado, pelos bens materiais historicamente conservados, pela riqueza imaterial e intangível não só do passado, mas em prol do presente e do futuro”, salientou.

Por meio da Comenda, de acordo com Teotonio, o Governo do Estado, seguindo as indicações procedentes do Conselho Estadual de Cultura, presta seu tributo a personalidades que se destacaram nas batalhas pela produção cultural e artística em Alagoas. “A vocês, autênticos quilombolas do saber e das artes, nossa homenagem”, acrescentou.

Os homenageados da noite foram o diretor teatral, Pedro Onofre de Araújo (Grau Cavaleiro), a estilista Martha Regina Medeiros (Grau Cavaleiro); o esportista Lauthenay Perdigão do Carmo (Grau Cavaleiro); o músico Egildo Vieira do Nascimento (Grau Cavaleiro); o médico Fernando Antônio Gomes de Andrade (Grau Oficial); a artista plástica Tânia de Maya Pedrosa (Grau Comendador); a professora Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros (Grau Comendador); o engenheiro químico, Alfredo Durval Villela Cortêz (Grau Grande Oficial) e o administrador Carlos José Fadigas de Souza Filho (Grau Grã Cruz).

O governador parabenizou a todos, em nome dos alagoanos, pelo que chamou de “herança” da saga dos guerreiros de Palmares. “Meus parabéns a todos vocês. Alagoas se orgulha de destacá-los pelos méritos e pela herança da saga dos guerreiros dos Palmares, presente na história de cada um e nessa contribuição exemplar que vocês emprestam ao desenvolvimento do País e do nosso Estado”, finalizou.

O músico Egildo Vieira do Nascimento, agraciado com a Comenda Grau Cavaleiro, surpreendeu o governador durante a cerimônia, entregando uma flauta como homenagem. Uma das homenageadas, a historiadora Léda Maria de Almeida, não pôde comparecer ao evento.

Entenda a Comenda

A Ordem do Mérito dos Palmares fica instituída pelo Decreto N°5.619 de 09 de dezembro de 1983. O decreto Nº. 2.197, de 27 de outubro de 2004 deu nova redação ao Artigo 36 do Decreto Nº. 5.818, de 26 de junho de 1984, que aprova o regulamento da Ordem do Mérito dos Palmares e instituiu o dia 20 de Novembro, de cada ano, para a entrega das insígnias aos agraciados em cerimônia pública.

A Ordem do Mérito dos Palmares é constituída dos seguintes graus: Grã-Cruz; Grande Oficial; Comendador; Oficial e Cavaleiro e é administrada pelos seguintes membros:

– A Grã Mestre da Ordem representado pelo Governador do Estado, cabendo a ele admitir, promover e excluir membros da ordem; Despachar os assuntos da ordem e presidir as cerimônias de entregas das insígnias aos admitidos ou promovidos na Ordem;

– O Conselho representado pelo Conselho Estadual de Cultura e de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural;

– O chanceler da ordem será o presidente do Conselho Estadual de Cultura e de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural;

– O secretario será um membro do Conselho eleito pelo Colegiado.

Os admitidos nos graus Grã-Cruz e Grande Oficial receberão suas insígnias das mãos do Grão-Mestre; o Grau de Comendador e Oficial das mãos do Chanceler e o grau de cavaleiro das mãos do secretario.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate