Governador assina ordem de serviço para construção de adutora

Governador assina ordem de serviço para construção de adutora

O governador Teotonio Vilela Filho assinou, na quinta-feira (16), no município de Olho D’Água das Flores, a ordem de serviço para a construção de mais uma adutora. A obra vai reforçar e ampliar o Sistema Adutor de Abastecimento de Água da Bacia Leiteira.

Na oportunidade, Teotonio destacou a importância da obra para o Sertão e o Agreste. “Essa adutora representa mais água para o Sertão. Sempre tive, desde quando ainda exercia o meu primeiro mandato de senador, uma atenção especial para essa região. E como governador, continuei com a mesma tônica: trazer água para o Sertão”, afirmou.

Na primeira etapa, serão implantados 90 quilômetros de rede adutora e construídas três estações elevatórias. A obra vai garantir abastecimento contínuo de água para mais de 200 mil pessoas de 19 municípios integrantes do sistema adutor, incluindo povoados.

Teotonio Vilela Filho explicou que com a água, trazida pelo Canal do Sertão, o desenvolvimento chegará para a Região. “As outras ações vem naturalmente depois que se tem a água. O Canal vai garantir água porque o futuro do Sertão depende desse Canal”, disse.

Segundo o governador, a obra deve ficar pronta antes do final de 2014 e vai aumentar a capacidade de abastecimento da Adutora já existente. “É uma nova adutora que vai garantir água para os próximos 20 anos. Água limpa, tratada e de qualidade em todas as torneiras”, garantiu.

Cerca de R$ 50 milhões serão investidos na obra, recursos em parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado. A adutora da Bacia Leiteira, após a sua conclusão, também será interligada ao Canal do Sertão, ampliando ainda mais o acesso à água tratada no semiárido alagoano. “É o Canal do Sertão cumprindo ao seu destino nas Adutoras do Alto Sertão e também no Agreste”, concluiu o governador.

O vice-governador, José Thomaz Nonô, presente à assinatura, disse que o governo de Teotonio Vilela tirou Alagoas do atraso a que foi submetida nas últimas décadas. “Todos aqui presentes são sertanejos, duvido que tenham visto algum Governo que fez pelo menos um terço do que está fazendo esse Governo”, afirmou.

Para o vice, o Canal do Sertão vai ajudar definitivamente o sertanejo a enfrentar a estiagem. “O Canal é a primeira obra estruturante e definitiva para enfrentar a seca. E com as adutoras, vamos cobrir de água, em um espaço de tempo curtinho, todo o Sertão”, garante.

A Prefeita de Olho D’Água das Flores, Maria Ester, agradeceu as ações do Governo no município. “Agradecemos de coração tudo o que nos tem dado. E ainda vamos receber o Terminal Rodoviário e o instituto de identificação, além de todo o trabalho na agricultura. Agora, a maior riqueza para o nosso Sertão: o Canal e hoje, a adutora”, comemorou.

Além de Olho D’Água, a ampliação da adutora vai resolver o problema da falta de água também em Palestina, São José da Tapera, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Batalha, Major Izidoro, Jaramataia, Belo Monte, Olivença, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco, Dois Riachos, Cacimbinhas e na zona rural de Pão de Açúcar.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate