Nova adutora do Agreste avança com mais da metade das obras executadas

Nova adutora do Agreste avança com mais da metade das obras executadas

Metade da nova adutora do Agreste já está pronta e os trabalhos não param na região. A adutora, que fará a captação de água no Rio São Francisco, em Traipu, terá 57 quilômetros de extensão e vai melhorar o abastecimento de água em Arapiraca e mais nove municípios integrantes do sistema coletivo do Agreste.

As obras foram vistoriadas na quarta-feira (15) pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, e pelo presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes. Eles visitaram também o canteiro da estação de captação de água, à margem do rio São Francisco.

Com a nova adutora, onde estão sendo investidos R$ 143 milhões por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), a produção de água do sistema coletivo dobrará, passando dos atuais 1.500m³/h para 3.000m³/h, resolvendo o problema de falta de água na região. Além de Arapiraca, a adutora abastecerá os municípios de Craíbas, Igaci, Girau do Ponciano, Campo Grande, Coité do Nóia, São Brás, Lagoa da Canoa, Olho d’Água Grande e Feira Grande.

O secretário Marco Fireman destacou a importância obra para a população da região. “Uma obra como esta representa a melhoria na qualidade do abastecimento de água dos municípios abastecidos. Trata-se do desenvolvimento social e econômico da região. Fiquei satisfeito com o andamento da obra, que já está 50% executada”, afirmou Fireman.

Para o presidente da Casal, o novo sistema adutor é um empreendimento de sucesso. “Esta PPP foi a melhor solução encontrada para, em curto espaço de tempo, resolver o problema da falta de água do Agreste”, salientou Álvaro Menezes.

Antes da visita, a comitiva do Estado se reuniu com gestores da CAB Águas do Agreste, executora da obra, que exibiu filmes sobre o projeto do novo sistema adutor do Agreste e sobre o programa de recuperação e manutenção do sistema existente.

Também participaram da vistoria o secretário da Articulação Política, Rogério Teófilo, e o representante do Governo no Agreste, Francisco Azevedo.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate