Modelo de gestão apresenta resultados na Secti

Modelo de gestão apresenta resultados na Secti

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) apresentou na quarta-feira (15) o resultado das etapas de implantação do Programa de Melhoria Contínua, coordenado pelo Modelo de Excelência e Gestão (MEG). O objetivo da iniciativa é o de alinhar as ações a serem implementadas em 2014.

O encontro reuniu gestores e colaboradores da Secti e ocorreu no auditório da Estácio Fal, no Jaraguá. A apresentação foi conduzida pelo coordenador do MEG, Rodrigo Araújo e o coordenador de Gestão de Pessoas da Secti, Glauber Magalhães, com a presença do secretário Eduardo Setton, além dos consultores do Movimento Competitivo Alagoas (MAC), Nádia Corso, Domingos Leão e Cristiane Souza.

Setton iniciou o evento ratificando a importância do envolvimento de cada funcionário nas ações de melhorias internas da Secretaria, ressaltando que “a organização interna contribui para avançarmos na qualidade dos serviços prestados à população. Temos que aproveitar esse momento para que possamos cumprir as metas propostas não só no que cabem aos projetos e ações externas da Secti, mas valorizar esse investimento que o Governo de Alagoas tem feito em busca da qualidade na gestão pública, destacou o secretário.

O processo de implantação do MEG, iniciado em 2013, foi reforçado na reunião com a apresentação dos manuais do sistema de gestão, as capacitações realizadas, planejamento para 2014, e dos membros do Comitê de Gestão, de Sustentabilidade e do Programa 5S e seu papel dentro da secretaria.

Pela primeira vez, a Secti teve uma pesquisa de clima organizacional, para medir o grau de satisfação dos seus colaboradores, o que foi demonstrado por Glauber Magalhães, que também informou quais as ações que serão direcionadas para melhorar ainda mais o clima interno de trabalho.

Novos projetos

A Secti implantará este mês a intranet, com o objetivo de dar acesso aos funcionários aos processos de gestão das melhorias e as ações de comunicação interna.

Já o lançamento do Programa 5S, que tem como proposta a implantação de práticas que permitam um ambiente adequado de trabalho e melhores condições para a produtividade, encerrou o encontro, com distribuição de canecas individuais de porcelana, em substituição aos descartáveis.

Para o coordenador do MEG, Rodrigo Araújo, a Secti deu mais um importante passo em direção à excelência na gestão. “Este evento permitiu a renovação do compromisso de todos os colaboradores da Secretaria com a implementação do MEG e na busca da certificação ISO 9001. E a presença do secretário Setton reforçou o engajamento da alta direção no processo, enfatizando a necessidade da Secti em manter uma gestão robusta para atender às demandas da sociedade alagoana no campo da ciência, tecnologia e inovação”, ressaltou.

Já o consultor do MAC, Domingos Leão, acredita que a reunião contribuiu para reforçar a necessidade do comprometimento de toda a equipe para que as mudanças de melhorias aconteçam sem problemas, como, por exemplo, a implantação do Programa 5S (criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, através do qual o país se reorganizou e se recuperou física e moralmente), utilizado em todo o Brasil como prática na excelência em gestão.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate