Estaleiro: secretarias e órgãos definem projetos de segurança, saúde e educação

Estaleiro: secretarias e órgãos definem projetos de segurança, saúde e educação

Secretarias e órgãos envolvidos na implantação do Estaleiro do Nordeste (ENor) em Coruripe apresentaram projetos nas áreas de transporte, segurança pública, saúde, educação e capacitação profissional em reunião na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) na quarta-feira (15).

A Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (Arsal) informou que o processo de transportes coletivos na região está em fase inicial e que linhas e horários serão definidas em breve. “Estamos estudando a possibilidade de um consórcio intermunicipal com as cidades circunvizinhas (Feliz Deserto, Penedo, Teotônio Vilela e Jequiá da Praia). Coruripe está se tornando um centro comercial e precisamos acompanhar este crescimento”, disse Nivaldo Cavalcante, técnico de Transportes da Arsal.

Segurança Pública

De acordo com o coronel Marcus Vinicius, coordenador de Planejamento da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), serão instaladas duas unidades de Áreas Integradas de Segurança Publica (AISP) na região do ENor, uma em Coruripe e outra em Penedo. “Entre os meses de abril e maio deste ano vamos entregar estas duas unidades. O modelo contará com efetivos das polícias Militar e Civil”, explicou.

Saúde

Foram apresentados projetos de ampliação das redes de Unidades Básicas de Saúde e Atendimento de Urgência e Emergência, além da implantação da Rede Cegonha/Materno-Infantil. As ações são realizadas em conjunto entre as secretarias estadual e municipal de Saúde.
De acordo com a representante da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Júlia Tenório, o processo de licitação e aquisição de equipamentos e veículos para atender a demanda do município já está em processo de licitação. As aquisições já preveem o crescimento populacional com a instalação do estaleiro.

Educação Profissional

Na área da educação e qualificação, o município de Coruripe receberá um campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além de cursos profissionalizantes ofertados pelo Senac e Senai. O prefeito Joaquim Beltrão informou que já existe um planejamento de ampliação de reformas das escolas existentes no município, como também a construção de novas unidades para a região onde será instalado o estaleiro.

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, a proposta é que se crie uma Comissão de Desenvolvimento Regional para os municípios de influência do estaleiro, funcionando como um fórum de discussão e agente articulador. “O objetivo principal é planejar a nova configuração da cidade de Coruripe e seu entorno. Este planejamento servirá para minimizar os impactos consequentes do rápido crescimento previsto para região nos próximos anos”, explica.

A partir de agora, um relatório com projetos já realizados, em execução e as projeções futuras será elaborado com informações das secretarias estaduais e municipais. Após sua validação pelo Governo de Alagoas e o município de Coruripe, o documento será entregue ao Ibama.
Para o diretor do ENor, Max Welber, as discussões superaram as expectativas. “Todos os projetos apresentados possuem consistência e segurança. Cada um se esforçou ao máximo para planejar o futuro da cidade de Coruripe. O município se tornará um polo no estado, e precisa estar preparado para o seu desenvolvimento, prevendo todas as circunstâncias”, conta.

 Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate