Alagoas recebe convite para participar de programa piloto de combate às drogas em Brasília

Alagoas recebe convite para participar de programa piloto de combate às drogas em Brasília

O secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Vitores Maximiano – órgão ligado ao Ministério da Justiça – convidou Alagoas para participar de um programa piloto que servirá de embasamento para o Programa Nacional de Combate às Drogas.

O programa ocorrerá no Distrito Federal e terá custo zero para o Estado. “Seria muito importante a participação de Alagoas nessa experiência, pois é um Estado que já tem avançado nas políticas de combate às drogas e tem muito a servir de modelo ao país”, destacou o secretário.

O convite foi feito durante encontro com o secretário de Estado de Promoção da Paz de Alagoas (Sepaz), Adalberon Sá Júnior, nesta quarta-feira (15), em Brasília.

Maximiniano afirmou ainda que pretende visitar Alagoas para conhecer de perto o trabalho executado pela Sepaz. Na ocasião, ficou acordado que no dia 14 de fevereiro o secretário virá a Alagoas, trazendo uma equipe para fazer uma visita às unidades acolhedoras e esclarecer as dúvidas de cunho técnico dos gestores.

A reunião teve como um dos objetivos a aproximação do Ministério com Alagoas para convergirem as ações e juntos reunirem esforços para prosseguirem nas políticas de combate às drogas neste ano de 2014.

“Eu tenho muito interesse de visitar alagoas em breve e também conhecer mais de perto alguns trabalhos realizados nas comunidades alagoanas pelo governo do Estado.”, afirmou Maximiniano.

Capacitação

Ainda no encontro, o secretário nacional de Políticas sobre Drogas fez uma explanação do projeto que pretende implantar em Alagoas, no qual o principal eixo é a necessidade de capitação dos profissionais que trabalham na reabilitação de jovens que estão internados.

Será montado um curso de capacitação com 3 pilares: Políticas de drogas, Direitos Humanos e temas jurídicos relacionado a criança e adolescentes. O curso terá jornada e local a critério do gestor de Alagoas.

Foi cogitado também a possibilidade de Alagoas sediar a reunião técnica dos peritos em prevenção das drogas dos países membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) e realizar uma capacitação com os professores da rede estadual e municipal, tendo como palestrantes os peritos.

Adalberon finalizou o encontro ressaltando a honra que é para Alagoas poder estreitar o relacionamento com a Senad. “A melhor noticia que eu poderia receber foi esse convite de participar do programa. Nós aceitamos sim, queremos está juntos e participar. A secretaria ganhou notoriedade pelo acolhimento dos dependentes químicos nós queremos continuar nessa luta em conjunto com o governo federal”, destacou o gestor da Sepaz .

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate