Educação recebe segunda Missão técnica do MEC e Pnud

Educação recebe segunda Missão técnica do MEC e Pnud

A partir desta segunda-feira (13), a equipe de gestão da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) participa da segunda Missão de Cooperação Técnica entre a Semed e o Ministério da Educação (MEC), com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Ao final desse segundo momento de imersão entre as equipes, será assinado o Memorando de Entendimento entre a Prefeitura Municipal de Maceió e o Pnud, que oficializa o Projeto de Cooperação Técnica MEC/Pnud II na Semed, que vem sendo desenvolvido desde outubro de 2013.

Jorge Chediek, representante residente do PNUD no Brasil e coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, estará presente para assinatura do Memorando. A solenidade de assinatura será realizada na próxima sexta-feira (17), às 9h, no Auditório do Cine Arte Pajuçara, localizado na Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara. A assinatura do Memorando encerra a segunda missão.

Segunda Missão

Ao longo dos próximos cindo dias, a equipe técnica da Cooperação e os consultores do MEC/Pnud, Liliane Macciorato, coordenadora da Cooperação pelo MEC/PNUD e consultora pedagógica, Antonio Xavier, consultor de gerenciamento de processos, e Luiz Guilherme, consultor de Infraestrutura, farão a revisão dos documentos elaborados eles servidores da Semed envolvidos na confecção das diretrizes escolares e padrões mínimos a serem adotados nas 27 unidades escolares, que desenvolverão as ações da cooperação em um projeto-piloto.

A Cooperação Técnica terá duração de 12 meses e tem como objetivo implementar na rede pública municipal padrões mínimos de funcionamento da Educação, alicerçados em quatro pilares: infraestrutura, gerenciamento de processos, gestão pedagógica e recursos humanos.

Cooperação MEC/Pnud/Semed

A retomada da atuação do PNUD no município se deu em outubro de 2013, após a visita da secretária Ana Dayse ao Ministério da Educação, durante uma viagem a Brasília ocorrida no início daquele ano. Na ocasião, ela e o prefeito manifestaram o desejo e a necessidade de retomar a parceria. Com o sinal positivo, os trabalhos agora contam com o apoio do MEC, que financiará o desenvolvimento do projeto, que havia sido suspenso.

O desafio da Cooperação, que foi iniciada em 2010 e retomada em 2013, é mudar os indicadores negativos da educação e reestruturar o ensino. Através das experiências vivenciadas pelo PNUD nos estados do Maranhão e Piauí, foi desenvolvida uma nova metodologia. O trabalho em Maceió será piloto para este método, pautado na proximidade com as instituições de ensino. Para a coordenação, é a certeza de que as ações planejadas serão cumpridas. “Temos a certeza de que vamos trabalhar para ser referência nacional”, prevê Ana Dayse.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate