Varre Grota: megamutirão beneficia três comunidades

Varre Grota: megamutirão beneficia três comunidades

O próximo sábado, 11 de janeiro de 2014, será uma data para marcar a história das comunidades São Rafael, Santo Onofre e Loteamento Ipanema, situadas no bairro do Jacintinho. Durante todo o dia, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) estará realizando um megamutirão de limpeza em mais uma etapa do Varre Grota.

O projeto que objetiva melhorar as condições de limpeza em localidades de difícil acesso irá disponibilizar um efetivo de 120 agentes, que executarão serviços de varrição, capinação, pintura de meio-fio e coleta de entulho e materiais inservíveis, como móveis e eletrodomésticos em desuso.

A limpeza do canal, das escadarias, de encostas e de áreas que ainda requerem uma atenção maior também será alvo das atividades do mutirão. Na ocasião, a Slum fornecerá sacos de lixo para os moradores, que terão equipamentos de limpeza à disposição e caso queiram colaborar. A intenção é familiarizá-los com a ideia de que um ambiente limpo é uma responsabilidade de todos.

“O mutirão visa garantir uma faxina geral dentro da comunidade. É mais uma etapa do planejamento que havíamos feito com a comunidade. Um projeto dividido em diversas fases e etapas e como um cronograma definido”, explica Gustavo Novaes, superintendente da Slum.

Depois da instalação de 100 lixeiras e da contratação de mais oito garis comunitários – agora são doze no total –, a Slum colocou a equipe de educação ambiental durante toda a semana a percorrer ruas e escadarias com o objetivo preparar a população local tanto para a atividade deste sábado quanto para os novos procedimentos que devem ser adotados na relação com o lixo doméstico.

“Esse projeto se diferencia dos demais por que ele visa demonstrar a população que ela também faz parte disso. É um projeto construído junto com ela, em que ela também tem responsabilidade com o processo de limpeza”, reforça o superintendente. 

Outros serviços

O mutirão e o projeto Varre Grota também devem contar com a participação de outras secretarias. A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) já confirmou participação no dia.“Ela vai fazer plantio de algumas árvores e tentar recuperar algumas áreas que possam servir de lazer. Estamos levando a Secretaria Municipal de Infra Estrutura (Seminfra) para garantira a melhoria de alguns acessos dentro da comunidade”, informou Gustavo Novaes.

O objetivo é agregar outros serviços da prefeitura como uma forma de demonstrar a população que se ela contribuir, ela pode ter outros ganhos. “À medida que o projeto for avançando, vamos levar outras secretarias e outros projetos, demonstrando para eles que esse trabalho compartilhado pode surtir outros resultados que não apenas a limpeza da comunidade”, ressaltou o gestor.

Com o acréscimo dos agentes comunitários, que também atuam na área com um perfil diferenciado no sentido de orientar a população com relação à disposição regular do lixo, as mudanças na região já começam a ser observadas.

“Os agentes já conseguiram avançar na questão limpeza da comunidade. Hoje, você percebe que a comunidade já se encontra de forma diferente do que encontramos no inicio do projeto, no ano passado”, acredita o superintendente. “De certa forma, já estamos satisfeitos com os avanços que conseguirmos obter desde o inicio do projeto. A gente tem visto uma adesão muito forte da população residente na comunidade, satisfeita com o projeto, buscando contribuir”.

O mutirão deve continuar no decorrer da próxima semana e com uma novidade: um novo serviço de limpeza de canais, que será implantado a partir de terça-feira (14).

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate