Semptur participa da Ação Verão Legal

Semptur participa da Ação Verão Legal

O turista que visita Maceió, bem como os alagoanos, agora podem contam com o Procon Móvel para garantir os direitos do consumidor. Instalado na praia da Pajuçara (próximo a Feirinha da Pajuçara) a operação batizada de Ação Verão Legal é uma realização do Procon/AL (órgão vinculado a Secretaria do Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos) e conta com o apoio das secretarias Municipal de Turismo (Semptur) e do Estado do Turismo (Setur).

No Procon Móvel, a Semptur está distribuindo os mapas turísticos da cidade de Maceió, os roteiros de museus, de cultura, além do artesanato do Pontal da Barra e o passeio das piscinas naturais. Segundo a coordenadora da Semptur, Cristina Quirino, o mapa da cidade de Maceió é o folheto mais requisitado pelos visitantes.

A secretária da Semptur, Claudia Pessôa, disse que a parceria com o Procom é de suma importância para orientar os turistas sobre seus direitos. “Receber bem é também não explorar o turista, queremos que nossos visitantes se apaixonem pela cidade para sempre retornar a capital alagoana”, disse Pessôa.

De acordo com o superintendente do Procon/AL, Rodrigo Cunha, a ação beneficia toda a população. “O intuito é orientar as pessoas sobre os seus direitos como consumidor para não serem lesadas, principalmente no período de grande fluxo turístico”, ressalta Cunha.

Até o dia 11 de janeiro, os fiscais do Procon/AL vão realizar visitas em bares, restaurantes, hotéis, casas de show e estabelecimentos comerciais para averiguar se estão sendo cumpridas as determinações do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Durante esse mesmo período, a unidade do Procon Móvel vai estar de plantão das 16h às 20h, ao lado do estacionamento da Feirinha de Artesanato da Pajuçara.

Até o final do mês, uma equipe do órgão de proteção e defesa do consumidor vai estar no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, das 13h às 17h, para informar às pessoas sobre as relações de consumo.

PROCON

Denis Malta, gerente de fiscalização do Procon, informou que há seis anos o Procon realiza a ação Verão Legal e as queixas mais frequentes dos visitantes são referentes aos serviços prestados. “Esta semana uma turista paulista denunciou que comprou o passeio até Maragogi, mas a empresa só levou até a Japaratinga”, disse o gerente alertando que o turista antes de contratar o serviço deve checar se o prestador está cadastrado na Cadastur para não comprar passeios com transporte clandestinos.

Além de receber a denúncia o Procon também distribui cartilhas sobre os direitos do consumidor, como por exemplo, guardar sempre os materiais promocionais ou recortes de jornais que divulgam a viagem ou excursão. “Com esta informação é muito útil para formalizar uma reclamação ou denúncia”, acrescentou Denis Malta.

Secom Maceió

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Redação

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