Secretária destaca avanços da Assistência Social em Maceió

Secretária destaca avanços da Assistência Social em Maceió

Convocação de concursados, melhora na qualidade do atendimento aos usuários da rede socioassistencial, ampliação da rede de atendimento à população em situação de rua, destaque nacional no número de inscrições para os cursos do Pronatec e criação de dois novos Conselhos Tutelares. Estes são alguns dos avanços alcançados pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para a titular da Semas, Juliana Vergetti, mesmo com todas as dificuldades encontradas no início da gestão, entre elas de contratação de pessoal, a Secretaria conseguiu grandes avanços na área. “A inauguração do Centro de Atendimento Socioassistencial, o Casa, é um marco para a Assistência Social. Antes, os usuários eram atendidos em um espaço improvisado no estacionamento da Semas e hoje eles e os servidores municipais contam com um espaço digno para atendimento”, destacou.

Na área de atendimento à população em situação de rua, a Semas ampliou de um para sete o número de equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social. Além disso, a Casa de Passagem Professor Manoel Coelho Neto, que acolhe pessoas em situação de rua, teve a ordem se serviço para reforma assinada pelo prefeito Rui Palmeira. A obra vai reestruturar o espaço que está bastante deteriorado.

O quadro de profissionais da Semas conta desde o final do mês de dezembro com o reforço de mais 72 novos servidores municipais nomeados, já capacitados e trabalhando para a Assistência Social. Eles foram aprovados no último concurso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Das parcerias firmadas em 2013 pela gestão, destaca-se a adesão à Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) do Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef. A iniciativa, articulada por Juliana Vergetti, visa assegurar direitos e a qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Ainda dentro das parcerias, a Assistência Social aderiu à Plataforma Digital Criança não é de Rua para realização de um diagnóstico sobre a situação das crianças e adolescentes em situação de rua, garantindo um melhor estudo e aplicação de ações. A parceria comprova o compromisso na luta para enfrentar de forma integrada e articulada a situação de moradia nas ruas de crianças e adolescentes.

A Semas comemora ainda os resultados significativos da inclusão de jovens e adultos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Aprendizagem (Pronatec). Somente em 2013, foram registradas 10.474 pré-matrículas e 7.771 matrículas para os mais de 200 cursos disponibilizados até o mês de novembro. Dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) destacaram Maceió como a segunda cidade do Brasil que mais matriculou jovens nos cursos técnicos de alto padrão oferecidos pela Semas, em parceria com o Sistema S (Senai, Senac, Senat), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

No atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico, a Assistência Social reativou da Unidade Móvel do Cadastro Único, onde foi realizado atendimento itinerante às comunidades que não são atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Projeto Bairro Vivo.

Por meio de ações como as da Unidade Móvel e melhoria na atualização cadastral dos beneficiários de programas sociais, Maceió se destacou entre as capitais com melhor Índice de Gestão Descentralizada (IGD-M) do Brasil. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que mantém o índice como instrumento de promoção e fortalecimento da gestão intersetorial do Programa Bolsa Família.

Já no trabalho voltado para a garantia de direitos de crianças e adolescentes, a Semas implantou dois novos Conselhos Tutelares, passando de cinco para sete unidades na capital alagoana. Ainda visando fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes de Maceió, a Assistência Social conseguiu, através de parceria com o Governo Federal, kits de equipamentos para Conselhos Tutelares e assinou ordem de serviço para reforma da unidade de Acolhimento Institucional Acolher (voltada para meninos com idade entre 07 e 17 anos) e do prédio do Programa Liberdade Assistida, onde são atendidos e acompanhados os adolescentes em situação de conflito com a lei, em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.

Também em 2013, a Semas reativou a distribuição de cestas nutricionais às gestantes em situação e vulnerabilidade social. Com o Programa Gestante Mais Nutrida, em parceria com o Governo do Estado, mais de duas mil mulheres são beneficiadas mensalmente.

“Em 2013, conseguimos arrumar muita coisa na Assistência Social e estamos bastante otimistas com o que planejamos para 2014. Estaremos implantando uma Casa Lar, uma Casa de Passagem Familiar, implantando três novos Cras, inaugurando sedes para os dois Centros Especializados para População em Situação de Rua, além de vários outros projetos que estão em trâmite. Tudo isso visando a melhoria no atendimento dos usuários e a qualidade dos serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social”, finalizou Juliana Vergetti.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate