Relatório de balneabilidade das praias de Maceió será divulgado hoje

Relatório de balneabilidade das praias de Maceió será divulgado hoje

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga hoje (10) o relatório de balneabilidade de 20 pontos nas praias urbanas de Maceió. Essa é a segunda semana seguida que o órgão não divulga as condições dos 60 pontos monitorados na costa alagoana, isso acontece devido a mudanças e reformas na estrutura física do Laboratório. O documento é um dos instrumentos utilizados para monitorar as áreas próprias e impróprias para banho, além de indicar possíveis irregularidades.

O relatório produzido, toda semana, pela Diretoria de Laboratório, segue os padrões definidos pela resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As amostras foram coletadas nos dias 07 e 08 de janeiro, quando houve incidência de chuvas. A classificação, quanto a própria ou imprópria, é definida pelo Número Mais Provável (NMP) de Coliformes Termotolerantes (fecais) por 100ml de água, durante o intervalo de cinco semanas.

Dos 20 pontos analisados, entre as praias do Pontal da Barra e de Ipioca, 11 estão impróprios para banho e 09 podem ser aproveitados pelos banhistas. Diante desse resultado, o IMA deverá dar continuidade às tratativas com os órgãos responsáveis pelo saneamento básico na capital.

Ontem o diretor-presidente do Instituto, Adriano Augusto, se reuniu com o secretario de Estado de Infraestrutura, Marcos Fireman, e o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes. Na pauta o andamento de obras na rede coletora de esgoto, na região do bairro de Mangabeiras, que estavam paralisadas. Além disso, uma nova reunião deverá acontecer na próxima segunda, no IMA, com a participação do presidente da Casal e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra).

O documento com as informações mais detalhadas está disponível no site do IMA, ele pode ser visualizado em PDF ou através do Google Earth. A publicação parcial ou total, em trabalhos acadêmicos e científicos, é permitida apenas com a autorização do órgão.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate