Fiscais negam compromisso com Ubabef para evitar desperdício de carcaças de aves

Fiscais negam compromisso com Ubabef para evitar desperdício de carcaças de aves

O Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) esclareceu na quinta, dia 9, que não firmou nenhum tipo de acordo ou compromisso com a União Brasileira de Avicultura (Ubabef) para evitar desperdícios de carcaças de animais condenados nas linhas de produção. A Anffa Sindical afirma que foi procurada pela Ubabef (via ofício e telefone) para discutir o tema.

O sindicato informou que se dispôs a discutir o assunto, assim como está aberto a qualquer tipo de projeto que tenha relação com as atividades da carreira. A Anffa disse que espera contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de fiscalização e inspeção dos produtos que irão para a mesa dos consumidores brasileiros. Mas, o sindicato dos fiscais afirma que não existe nenhum acordo firmado entre as duas entidades até o momento.

Outro ponto a ser esclarecido, diz respeito à intenção de mudança nos padrões de inspeção das carcaças de animais. Essa tarefa é do Departamento de Inspeção dos Produtos de Origem Animal (Dipoa), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Empresas e entidades podem propor a discussão, não alterar padrões técnicos já estabelecidos, informou a Anffa.

Reposta da Ubabef

Após o comunicado da Anffa, a Ubabef divulgou a seguinte nota de esclarecimento:

Com relação à nota publicada pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), a União Brasileira de Avicultura (UBABEF) informa que houve contato telefônico entre o presidente da ANFFA, Wilson Roberto de Sá, e o presidente da UBABEF, Francisco Turra, no qual a entidade do setor avícola expôs a questão das perdas e a necessidade da padronização de critérios para avaliação de carcaça de frangos, e propôs a criação de um Grupo de Trabalho com o objetivo de estudar formas para redução dos casos de desperdício. A proposta foi aceita pelo presidente da ANFFA. O compromisso, portanto, é pela criação do Grupo de Trabalho – conforme a UBABEF havia divulgado.

Ciente da publicação da nota de esclarecimento acima mencionada (pela ANFFA), novamente o presidente da UBABEF entrou em contato com o presidente Wilson Roberto de Sá, que reafirmou a importância da construção deste grupo, com a participação do Ministério da Agricultura – o que já fora pedido pela UBABEF anteriormente.

Tal participação havia sido confirmada hoje [dia 9 de janeiro], antes da divulgação da nota da ANFFA, em contato por email e ofício encaminhado à Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério.  O pedido é para que a Secretaria lidere o Grupo do Trabalho. Também a Embrapa Suínos e Aves já havia, informalmente, concordado em participar da iniciativa.

A UBABEF destaca a importância que os trabalhos deste grupo com adesão da iniciativa privada e do poder público terão para a redução de perdas de alimentos, algo imprescindível e urgente. Isto, sem perder, em hipótese alguma, a qualidade e a sanidade dos produtos, com ética e pleno respeito ao consumidor – como é de praxe em nosso setor.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate