Expansão do sistema de videomonitoramento será entregue na próxima semana

Expansão do sistema de videomonitoramento será entregue na próxima semana

Na próxima semana, o Governo do Estado vai entregar à sociedade a primeira ação de expansão do sistema de videomonitoramento presente na capital alagoana. Serão entregues cinco das 32 câmeras que vão ser espalhadas por novos pontos dentro da cidade em até três meses, todas mapeadas pelos órgãos de segurança pública, totalizando um investimento de aproximadamente 2,3 milhões de reais.

Os recursos são provenientes do programa federal Brasil Mais Seguro, implantado no Estado há aproximadamente dois anos. As câmeras são capazes de filmar em alta resolução, e podem ser movimentadas em até 360º. Todas as ações de videomonitoramento são comandadas pela equipe do Coronel Marcos Sampaio, responsável pelo setor dentro do Programa Federal em Alagoas.

Serão contemplados com a nova ação, bairros como Bebedouro, Clima Bom, Jacintinho, Graciliano Ramos, Feitosa, Barro Duro e Jaraguá, além do Centro de Maceió, aonde as cinco primeiras unidades serão entregues. De acordo com Marcos Sampaio, as áreas foram escolhidas após o grande sucesso do programa nas localidades em que ele já foi implantado.

“Conseguimos registrar grandes índices de redução da criminalidade em várias áreas da cidade, que são cobertas pelo videomonitoramento. Em algumas delas, esse número caiu em até 100%. Desta forma, estudamos as áreas em que alguns dessas situações continuam latentes, e iremos expandir os trabalhos para lá. É a tecnologia trabalhando em parceria com a segurança pública, em prol do nosso Estado”, comemorou o coronel.

Trabalho em parceria

Fruto de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti), e Defesa Social (Seds), além do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) e o Detran/AL, o sistema de videomonitoramento verifica, além de ocorrências de trânsito ou de utilidade pública, casos em que a polícia precisa ser acionada para combater a violência.

Durante todo o dia, um representante da Polícia Militar se junta à equipe de monitores na sala de videomonitoramento e, caso seja identificada alguma possível ocorrência, o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods) é imediatamente acionado, e assim pode encaminhar a equipe mais próxima para verificar a situação.

“O sistema nos ajuda a dar uma resposta mais rápida às ações dos bandidos. Sem falar que desta forma, conseguimos verificar por aqui a ocorrência de maneira concreta, para agir corretivamente da melhor maneira possível. Hoje, o videomonitoramento se tornou uma ferramenta indispensável no trabalho de segurança pública”, reconheceu o tenente Amauri, da Polícia Militar.

Planos de expansão

Com o aditivo nas câmeras presentes na capital, o próximo passo do sistema de videomonitoramento é atingir outros municípios alagoanos. Segundo Charles Pimentel, consultor do Itec, o processo de instalação nestas novas cidades já está em processo licitatório.

“Em Maceió, conseguimos construir um sistema dotado de uma grande estrutura, que ainda pode ser muito explorado. Atualmente, as principais avenidas dispõem de equipamentos capazes de se ramificar e atender grande parte da cidade. Futuramente com a expansão, nós iremos fazer um trabalho parecido, só que em menor proporção, nos outros municípios” explicou.

De acordo com o coronel Sampaio, as cidades que irão receber as novas câmeras serão Rio Largo, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Arapiraca e Palmeira dos Índios. Atualmente, existem 75 câmeras atuando na capital, além de dois kits móveis que são utilizados em operações do Detran.

Marcos Sampaio também informou que o sistema de “botão de pânico” nos bares e restaurantes de Alagoas, implantado após o convenio entre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL) e o Ciods, já está em pleno funcionamento.

O investimento total em videomonitoramento feito pelo Estado até o momento está na casa dos R$ 12 milhões, que contemplam além das câmeras, todos os trabalhos de instalação, operação e manutenção.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate