Argentina anuncia importação de tomates do Brasil

Argentina anuncia importação de tomates do Brasil

A presidente Cristina Kirchner ordenou ao ministro da Economia, Axel Kicillof, que implemente a importação de tomates Made in Brazil. O anúncio foi realizado pelo chefe do gabinete de ministros, Jorge Capitanich, que disse que a compra dos tomates do país vizinho tem o objetivo de garantir o abastecimento do produto, já que existem riscos de escassez devido a problemas climáticos nos próximos dez dias.

– Se possível, queremos os tomates (do Brasil) a preços inferiores aos do mercado, o que seria muito melhor – explicou Capitanich. O preço do quilo do tomate nas quitandas está 10,50 pesos (R$ 3,80) em média na capital do país. Capitanich afirmou que o objetivo são os “preços protegidos”.

O Mercado Central da República Argentina será o encarregado de importar os tomates brasileiros. Capitanich também afirmou que o governo Kirchner poderia decidir nos próximos dias a importação de outros produtos alimentícios no exterior com o objetivo de combater a eventual alta de preços de seus similares nacionais. A decisão é uma guinada na política protecionista dos últimos cinco anos, ao longo dos quais a administração Kirchner privilegiou os produtores nacionais, mesmo que isso implicasse a escalada da inflação.

Rural Br

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate