IMA, Casal e Seminfra discutem balneabilidade das praias

IMA, Casal e Seminfra discutem balneabilidade das praias

Representantes do Instituto do Meio Ambiente reuniram hoje (07) pela manhã técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para tratar da balneabilidade das praias urbanas de Maceió. O encontro acontece após um levantamento do órgão, realizado a partir de análises feitas pela Diretoria de Laboratório, e que apresentam desconformidades com o que determina o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

O presidente da Casal, Álvaro Menezes, e o secretario de Infraestrutura, Roberto Fernandes, disseram que o problema é delicado para ser resolvido, devido a obras que estão sendo feitas ou precisam ser iniciadas na rede coletora, mas se prontificaram a buscar soluções. As equipes dos três órgãos devem iniciar uma ação conjunta para atender a demanda do IMA, de não permitir a emissão de esgoto às praias.

Segundo Roberto Fernandes, a Seminfra deverá trabalhar junto com a Casal no sentido de buscar apoio e resolver o problema. Álvaro Menezes explicou que 36% de Maceió possui rede coletora de esgoto e que o maior desafio, na orla da capital, seriam obras que estão sendo feitas para desobstrução do canal, entre as estações das praças 13 de Maio e Lyons, além da necessidade de melhorar e modernizar a rede.

Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA, disse que o Instituto não pode se omitir e tem que cumprir o que determina a legislação. “As análises feitas com base no que determina o Conama mostram que há alguma coisa errada, considerando que há uma diminuição das chuvas nessa época do ano e as galerias de águas pluviais não deveriam verter efluentes nocivos ao meio ambiente”, comentou Adriano Augusto. Ele disse ainda que haverá continuidade na ação. “Essa foi uma primeira reunião técnica, um primeiro passo. Apresentamos nossos dados para que possamos trabalhar em conjunto para encontrar solução”, completou o diretor-presidente do IMA.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate