Célia Rocha propõe audiência sobre energia com Senadores e Ministro

Diretores e engenheiros da Eletrobrás estiveram reunidos no Centro Administrativo Municipal de Arapiraca, para debater com a prefeita Célia Rocha (PTB) e empresários locais a ampliação do fornecimento de energia elétrica para a região.

De acordo com o gerente de Distribuição da Eletrobrás, Ricardo Perel, a estatal reconhece alguns problemas em relação a constantes quedas de energia elétrica que prejudicam os investidores.

“Fizemos um levantamento e constatamos que as queimadas de cana provocam o problema, além da necessidade de manutenção nas redes mais antigas”, explicou.

Ricardo Perel adiantou que a Eletrobrás vai investir, a partir de janeiro de 2014, mais de R$ 10 mil em serviços de manutenção, troca de equipamentos nas subestações Arapiraca 1 e 2.

Ainda durante a reunião, que também contou com a presença da secretária de Governo, Cícera Pinheiro, a prefeita Célia Rocha colocou a preocupação de seu governo e da classe empresarial com a necessidade de reforço no sistema de fornecimento de energia elétrica para atender o município de Arapiraca e região.

O presidente da Associação dos Empresários do Distrito Industrial de Arapiraca (Adedia), Luiz Sandes, revelou que, até o dia 20 deste mês de dezembro, foram registradas 14 quedas no fornecimento de energia.

“Isso causa prejuízos no sistema de fabricação e na qualidade dos produtos”, disse o empresário, que estava acompanhado do presidente da Federação do Comércio de Alagoas (Fecomércio) e Sindicato dos Lojistas de Arapiraca (Sindilojas), Wilton Malta, entre outros empresários e comerciantes.

Mesmo com a inauguração, no ano passado, da subestação Arapiraca 3, que garantirá o fornecimento de energia elétrica para os próximos 20 anos, Sandes reforçou a necessidade de melhorias nas subestações Arapiraca 1 e 2 para interagir com a nova subestação.

“Não adianta termos uma subestação potente, sem, no entanto, melhorarmos as redes mais aintigas”, frisou o presidente dos empresários do Distrito Industrial de Arapiraca.

Ao final da reunião, a prefeita Célia Rocha apresentou uma sugestão para empresários e diretores da Eletrobrás, afirmando que vai solicitar, ainda hoje, ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB) e senador Fernando Collor (PTB) uma audiência em Brasília com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

O grupo concordou com a proposta e uma nova reunião ficou marcada para a primeira quinzena de janeiro, para que os técnicos da Eletrobrás apresentem as demandas e um plano de ação a ser levado na audiência com o ministro.

Assessoria

Descrição do autor

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Ainda não há comentários.

Participe da conversa