Mutirão intensifica serviços de Saúde no Vergel

Mutirão intensifica serviços de Saúde no Vergel

O governador Teotônio Vilela Filho esteve presente, na manhã de sábado, (21), a mais uma edição do mutirão Saúde em Movimento, no Caic Virgem dos Pobres e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vice-governador Francisco Melo, situados no bairro Vergel do Lago.

Durante a visita, Teotonio Vilela destacou as ações do Governo do Estado na área. “O mutirão da saúde não é uma ação isolada do Governo, ele faz parte de uma estratégia para diminuir a demanda no HGE (Hospital Geral do Estado). Temos inaugurado novos leitos hospitalares, UPAs e Unidade Básicas de Saúde (UBS) em todo o Estado e reforçado as parcerias com os municípios, inclusive, enviando recursos para melhorar o atendimento à atenção básica por meio do PSF (Programa Saúde na Família). Em Maceió, estamos construindo duas UPAs, uma no Benedito Bentes e outra aqui no Vergel, para que o HGE atenda na sua finalidade própria”, explicou.

O governador explicou também que as ações para melhoria da Saúde vêm acontecendo desde o início do Governo. “Esse é um processo que não é de hoje. Uma estratégia que começou há muito tempo, com a reabertura do Hospital de Santana do Ipanema, no Sertão, o Samu em todos os municípios, reformas e ampliações de Centros de Saúde, entregas de UPAs em várias cidades, ampliação e reforma do HGE, como a desta quinta-feira (19), onde entregamos mais 99 leitos em uma nova ala do Hospital Geral do Estado”, afirmou.

Para o governador, essas ações demonstram que o Governo está reformulando todo o sistema de saúde dentro de um Projeto de Estado. “Quando instituímos o Programa ‘Alagoas Tem Pressa’, visualizamos um projeto com alcance para os próximos 20 anos. Um projeto que não acaba neste Governo. Construímos um Projeto de Estado”, garantiu.

O projeto

As primeiras duas edições do Mutirão atenderam mais de 2.200 pessoas no Benedito Bentes e 1.601 pessoas no Jacintinho. A terceira edição do projeto, que beneficia os moradores do Vergel do Lago, oferta consultas, exames e marcação de cirurgias nas especialidades oftalmologia, otorrinolaringologia, vascular e ortopedia, numa iniciativa que conta com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Durante a 1ª Edição do Saúde em Movimento, o governador Teotonio Vilela Filho assinou um Termo de Compromisso estabelecendo as metas e os deveres de cada entidade para a realização de serviços, ações e atividades de saúde. O documento tem o objetivo de viabilizar atendimento seguro aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), qualidade na assistência prestada e ajudar a minimizar as filas de procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos nas áreas de otorrinolaringologia, oftalmologia e cirurgia vascular.

 

 Agência Alagoas

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate