Horticultores do Agreste são inseridos no Programa Nacional de Alimentação Escolar

Horticultores do Agreste são inseridos no Programa Nacional de Alimentação Escolar

Agricultores da região Agreste de Alagoas estiveram reunidos nesta quinta-feira (19) com representantes da Secretaria de Estado da Educação do Esporte (SEE), no auditório da Prefeitura Municipal de São Sebastião, para tirarem suas dúvidas em relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Esses produtores, inseridos no Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura no Agreste, fornecerão alimentos para as escolas públicas do estado.

De acordo com o gestor do APL Horticultura no Agreste, Humberto Santana, a proposta do programa é estimular a alimentação saudável nas escolas, além de beneficiar os produtores locais. “Cada produtor poderá fornecer as hortaliças paras as escolas públicas do município ou comunidade. Desta forma, reduzem os custos com transporte”, explica.

Outro ponto debatido na reunião foi o alerta sobre o avanço da praga Helicoverpa Armigera, uma lagarta identificada recentemente, que tem um grande poder de proliferação e destruição da plantação, causando prejuízos aos produtores.

 

Na oportunidade também foram avaliadas as ações realizadas pelo APL durante o ano de 2013 e o agendamento da próxima reunião, que acontecerá no município de Lagoa da Canoa em fevereiro do próximo ano. “Os produtores avaliaram positivamente as ações realizadas este ano, principalmente as capacitações sobre o combate à pragas, onde puderam ver de perto a melhor forma de combater sem o uso de agrotóxicos”, conclui.

Os agricultores estão inseridos no Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), através do APL Horticultura no Agreste, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) em parceria com o Sebrae.

 

Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate