Brasil e Coreia do Sul fazem pesquisa em benefício da agricultura familiar

Brasil e Coreia do Sul fazem pesquisa em benefício da agricultura familiar

Pesquisadores do Brasil e da Coreia do Sul discutiram pesquisas em parceria para a agricultura familiar brasileira em um workshop realizado em Brasília, nos dias 18 e 19 de dezembro. O evento reuniu cientistas da Embrapa, do Instituto de Desenvolvimento da Coreia (KDI), Instituto de Economia Rural da Coreia (KREI), Universidade Chungang, Universidade Nacional de Seul e Universidade de Seul.

O grupo trabalha no desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria sobre três temas: cultivo protegido, automação e mecanização; tecnologias de gerenciamento de pós-colheita e processamento; financiamento, gestão e cooperativismo.

A ideia é aproveitar no Brasil as experiências de sucesso da Coreia do Sul, um país onde a agricultura de pequena escala é forte e bastante desenvolvida. Nos anos 60, os coreanos iniciaram a chamada “revolução branca” na agricultura, por meio da qual o país consegue produzir alimentos o ano todo, mesmo com um inverno rigoroso.

Graças à revolução branca, o consumo per capita de vegetais no país asiático saltou de apenas 50 quilos por ano em 1965, para 150 quilos atualmente. Nos anos 90, os coreanos alcançaram a autossuficiência em alguns produtos, entre eles o arroz e hortaliças. De acordo com o pesquisador Ítalo Guedes, da Embrapa Hortaliças, o consumo médio do brasileiro é de 30 quilos por ano.

A expansão do cultivo protegido, incentivada por políticas públicas, permite que a Coreia produza hoje hortaliças de alta qualidade. O país é o segundo do mundo em áreas de cultivo em estufa, com mais de 50 mil hectares, atrás apenas da China. Por exemplo, toda a produção de tomate na Coreia é feita dessa forma.

Outros campos em que a agricultura coreana se destaca são na mecanização para pequenas áreas, uso eficiente dos insumos e controle de pragas e doenças, e avançadas tecnologias de pós-colheita, para reduzir perdas no armazenamento e estender a vida útil dos alimentos.

“O objetivo dessa parceria é utilizar a experiência da Coreia nas áreas de cultivo protegido e organização da cadeia produtiva para os pequenos produtores, de forma a agregar valor à agricultura familiar no Brasil”, resume o pesquisador Gilberto Silber Schmidt, coordenador do Labex Coreia, Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior sediado naquele país. Os trabalhos de pesquisa devem ser iniciados em 2014.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate