EMATER/AL participa da Festa do Leite e anuncia projetos de ATER para Bacia Leiteira

EMATER/AL participa da Festa do Leite e anuncia projetos de ATER para Bacia Leiteira

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL) levou informações para Agricultores Familiares que participaram da Festa do Leite, realizada em Batalha, nos dias 11, 12, 13 e 14. A diretoria de Pesquisa e Inovação da EMATER/AL apresentou os trabalhos de validação das variedades de Palma Forrageira resistentes a Cochonilha do Carmim, uma praga que compromete o desempenho da planta e chega a matá-la. A Palma é uma importante alternativa para alimentação animal na região Semiárida do estado.

Além dos trabalhos voltados a produção de forragem, a presidente da EMATER/AL, Inês Pacheco, esteve reunida com os representantes do Sindicato dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindleite), da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e da Cooperativa dos Produtores de Leite do Sertão de Alagoas (Coopaz), para discutir estratégias de execução de dois projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural voltados a Cadeia Produtiva do Leite de Alagoas.

São a Chamada Pública 007/2013/Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário – SAF/MDA, a qual a EMATER/AL ganhou apresentando o melhor projeto de execução, e o Programa de Apoio ao Médio Produtor Rural – PRONAMP, convênio firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, que vai beneficiar 960 médios produtores rurais da região Semiárida do Estado. Já a Chamada Pública SAF/MDA vai beneficiar 1500 agricultores familiares.

Para consolidar parceria com as entidades representativas dos agricultores foi assinado um protocolo de intenções que estabelece a participação do Sindicato e das Cooperativas na identificação das demandas e do perfil dos agricultores dos municípios contemplados com o projeto.

“Contamos com o apoio dessas entidades para potencializar as ações que contemplam o projeto. Vamos trabalhar alternativas de forragem, gestão das propriedades, qualidade do alimento produzido e comercialização. Até fevereiro temos que fechar o planejamento de ações para começarmos executar os trabalhos de Extensão Rural”, destacou Inês Pacheco, presidente da EMATER/AL.

Com a Chamada Pública do Leite serão beneficiados pequenos agricultores com Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – DAP – dos municípios de Jaramataia, Major Isidoro, Cacimbinhas, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Monteirópolis, Palestina, Pão de Açúcar, Minador do Negrão e Olho d´Água das Flores.

Os municípios contemplados com PRONAMP são das regiões do Alto Sertão, Médio Sertão, Bacia Leiteira e Agreste: Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi, Canapi, Maravilha, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Dois Riachos, Pão de Açúcar, Major Isidoro, Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas.

O objetivo do projeto de apoio ao médio produtor é intensificar produção e conservação de forragem animal e qualidade genética do rebanho, com isso, espera-se que os médios produtores consigam alcançar maior qualidade de vida. “Entendemos que as médias propriedades servirão como incentivadoras da aplicação de tecnologias de fácil acesso que buscam o desenvolvimento da atividade agropecuária. Essa uma nova frente que a EMATER/AL está postando”, declarou a diretora presidente da EMATER/AL.

Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate