Comitê organizador seleciona projetos para seminário sobre energias renováveis

Comitê organizador seleciona projetos para seminário sobre energias renováveis

O possível esgotamento das energias fósseis e a necessidade de limitar as emissões de gases de efeito estufa conduzirão, em nível mundial, à criação de um espaço crescente para as energias renováveis nas matrizes energéticas do futuro. É com essa temática que será realizado, em março de 2014, o Seminário Internacional RenovEnergia’14, que tem o objetivo de fazer o levantamento das perspectivas de desenvolvimento das energias renováveis na matriz energética do futuro, de apresentar as tecnologias existentes e as inovações  e técnicas em pesquisa e desenvolvimento.

Na última quinta-feira (12), o comitê científico esteve reunido na sede da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) para analisar as mais de 50 opiniões sobre temas pré-definidos pela organização, que foram enviados para serem selecionados e apresentados durante o seminário.

De acordo com o secretário do comitê científico, o francês Lucien Deschamps, artigos de pesquisadores de dez países foram recebidos, sendo 30 selecionados para apresentação oral e 20 para a seção ‘pôster’. “O grande número de opiniões recebidas demonstra o interesse da sociedade sobre este assunto, que afetará o planeta no futuro”, ressaltou. “Nossos netos e bisnetos sofrerão se houver a escassez energética”.

O Brasil está entre os países do mundo industrializado com a maior utilização de fontes de energia renováveis. Mais de 45% da energia é gerada pela água, vento, solar e biomassa ocupando assim importante espaço quando comparado com os 15% em nível global. Alagoas possui uma produção energética com 81,77% de energia renovável, acima da média nacional que é de 46,07%.

Para o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, o Governo de Alagoas se preocupa em não utilizar fontes de energia que possam agredir ao meio ambiente. “Organizar este seminário demonstra que o Governo está preocupado em incentivar o uso de energias renováveis. O Estado possui uma grande produção desse tipo de energia e precisamos aproveitar essa potencialidade”, conta.

O Brasil tem como objetivos melhorar a eficiência energética dos sistemas e fortalecer e diversificar as energias renováveis nos domínios do transporte e da eletricidade, para uma maior segurança energética. “O País pretende aumentar a quantidade de eletricidade produzida a partir da energia eólica, dos resíduos da cana-de-açúcar; da conexão de novas usinas hidrelétricas à rede elétrica e do desenvolvimento da energia solar fotovoltaica para eletrificação rural”, explica Vera Dubeux, presidente do comitê organizador do RenovEnergia’14.

Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate