Casal chega aos 51 anos como maior maior empresa pública do Estado e opera em 76 municípios

Casal chega aos 51 anos como maior maior empresa pública do Estado e opera em 76 municípios

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) completou nesta quinta-feira (12), 51 anos de serviços prestados aos alagoanos. Durante esse tempo, participou ativamente da promoção da saúde e do bem-estar de mais de 1,5 milhão de pessoas, além de contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado. Sua história se confunde com a história dos alagoanos, pois está no dia a dia de cada um deles, fornecendo água de qualidade em 76 municípios e esgotamento sanitário em outras cinco unidades municipais, inclusive a capital, Maceió.

É a maior empresa pública do Estado de Alagoas, possuindo mais de mil funcionários, uma carteira de 350 mil clientes e um faturamento anual superior a R$ 250 milhões. Trabalha com oito Unidades de Negócio, sendo três na capital (Farol, Jaraguá e Benedito Bentes) e cinco no interior (Serrana, Leste, Agreste, Bacia Leiteira e Sertão). Nos últimos anos, conquistou várias premiações nacionais e estaduais de qualidade e inovação em gestão de saneamento, a exemplo do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) – categorias Bronze e Prata -, Prêmio de Inovação em Gestão do Saneamento (IGS), Prêmio Estadual de Qualidade (PEQ) – níveis 1 e 2 – e Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho (PSQT), entre outros.

A Casal foi a primeira empresa do Nordeste a criar uma PPP (Parceria Público-Privada) para obras e serviços de abastecimento de água – a PPP do Agreste – e a segunda do Brasil e primeira do Nordeste a implantar um sistema de esgotamento sanitário na modalidade de locação de ativos. Possui projetos para ampliar e melhorar o abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto, envolvendo recursos superiores a R$ 1 bilhão até 2018, quando o índice de cobertura de esgotamento sanitário de Maceió, por exemplo, deverá atingir 80%.

“Ao ultrapassar meio século de existência, a Casal dá demonstração de firmeza e amadurecimento empresarial, cumprindo sua missão de promover a qualidade de vida da sociedade alagoana com ética, responsabilidade e sustentabilidade socioambiental e financeira”, afirmou o presidente da Companhia, Álvaro Menezes.


Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate