Vigilância conjunta contra zoonoses

Vigilância conjunta contra zoonoses

Desde 2007, o Mercosul em busca de seu fortalecimento e a caminho de um bloco mais igualitário criou o FOCEM – Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul e já no mesmo ano aprovou o financiamento de onze projetos. O conceito adotado é que, aos poucos, a ideia de países concorrentes seja substituída por cooperados e solidários. Os recursos do Fundo são entregues em 70% pelo Brasil, seguido da Argentina, com 28%, o Uruguai com 2% e o Paraguai com 1% restante. Na hora da concessão, a lógica inverte e o Paraguai é o principal beneficiado com propostas financiadas, seguido pelo Uruguai.

Os fundos podem ser solicitados pelos países membros para projetos dentro dos programas de Convergência Estrutural, Desenvolvimento da Competividade, Coesão Social e Fortalecimento da Estrutura Institucional e do Processo de Integração do FOCEM. Em 2011, com o financiamento de propostas no âmbito dos programas de convergência estrutural, visou-se maior integração regional da pesquisa em sanidade animal e a Embrapa ao lado do INTA (Argentina), INIA (Uruguai) e IPTA (Paraguai) propôs estabelecer uma plataforma de trabalho em pesquisa, definindo temas importantes para a sanidade nos países latinos, com a colaboração de instituições parceiras, como universidades.

Técnicos, agentes de vigilância, autoridades relacionadas e pesquisadores de cada país, com a cooperação do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), estão, desde então, construindo um projeto de uma rede de pesquisa em sanidade animal para o Cone Sul. Esta primeira fase é focada em tuberculose e brucelose, prevendo capacitação de pesquisadores, construção de rede de pesquisa e infraestrutura de laboratórios.

A 3ª reunião presencial da rede aconteceu na última semana de novembro, na Embrapa Gado de Corte, articulada por Lúcia Maia do IICA (Brasil). Os cientistas da Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil trabalharam “na matriz de marco lógico do projeto, com a validação de objetivos, indicadores e meios de verificação que haviam sido previamente aportados pelos participantes”, relata a pesquisadora da Embrapa, Eliana Valéria Covolan.

Por videoconferência, conta Covolan, o especialista Luiz Drelischman (Paraguai) atuou “como analista de propostas do FOCEM e esclareceu dúvidas quanto à construção do projeto. A partir da matriz, acordada nessa reunião, se inicia o processo de adequação das diretrizes técnicas ao formato de projeto exigido pelo Fundo, o qual será feito por consultores contratados pelo IICA”.

Pelo cronograma, março de 2014 é a previsão de entrega do pré-projeto por parte dos consultores e envio às entidades para início das articulações políticas em cada país, visando a aprovação do projeto pelo FOCEM, que certamente  contribuirá para uma maior integração dos institutos de pesquisa dos países envolvidos.

Tecnicamente, pela Embrapa, participam os pesquisadores Flábio Ribeiro Araújo, Grácia Maria Soares Rosinha, Lenita Ramires dos Santos, Luciana Gatto e Eliana Valéria Covolan.

Embrapa

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate