Estado e municípios discutem estratégias para saúde do trabalhador

Estado e municípios discutem estratégias para saúde do trabalhador

Com o objetivo de construir um mapa de risco ligado ao trabalho em Alagoas, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou nesta terça-feira (10) um Seminário de Avaliação da Oficina de Identificação de Unidades Produtivas e seus maiores riscos no trabalho. O evento, que aconteceu em Maceió, prossegue na quinta-feira (12), em Arapiraca.
De acordo com diretora estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, o seminário reuniu profissionais que atuam nas áreas de  saúde do trabalhador e da atenção básica e teve o objetivo de discutir estratégias para identificar os problemas e elaborar alternativas que minimizem os riscos para saúde do trabalhador.

“A elaboração do mapa de risco vai reduzir os acidentes de trabalho, identificando os principais riscos relacionados a cada função e permitindo a elaboração de políticas públicas focadas na prevenção e cuidado com os profissionais”, explicou a diretora, acrescentando que as políticas públicas de segurança do trabalhador são construídas pelos gestores em parceria com os trabalhadores, por isso a participação de todos é essencial.

Programação – Durante o seminário, a enfermeira do trabalho, Mirian Barros, falou sobre a consolidação das planilhas encaminhadas pelos municípios para a identificação dos processos do trabalho. Ela explicou que por meio da análise dos processos pode-se avaliar quais os problemas responsáveis pelo maior número de afastamento dos trabalhadores e assim criar estratégias para evitá-los.

Em sequência, os participantes assistiram a exposição das experiências de inspeção nas unidades produtivas realizadas por representantes dos Centros de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest). Além disso, a enfermeira Maria das Graças, apresentou a avaliação das estratégias de monitoramento das unidades produtivas no município de Santana do Ipanema.

Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate