Uso de celular garante mais agilidade na leitura e faturamento de água

Uso de celular garante mais agilidade na leitura e faturamento de água

O uso de celular equipado com um software específico e um aplicativo pretende melhorar a forma como é feita a leitura dos hidrômetros e o faturamento do consumo de água em Arapiraca e mais nove municípios da região Agreste. A nova tecnologia já está sendo usada em todos os municípios desde o dia 2 deste mês e será aperfeiçoada ao longo dos próximos três meses.

A iniciativa faz parte do contrato da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a CAB Águas do Agreste. Com isso, a expectativa é melhorar o faturamento e a arrecadação. Segundo o coordenador de Gestão de Clientes da CAB, Henrique Scalco Franke, a nova tecnologia permite também a transferência de dados em tempo real do local onde é feita a leitura para a Central Comercial.

“Dessa forma, acompanhamos a evolução do faturamento, o desempenho dos técnicos no campo e também podemos resolver com mais agilidade possíveis problemas. Se o profissional constatar algum problema com o hidrômetro, por exemplo, ele pode tirar uma foto e nos enviar imediatamente”, frisou o coordenador.

Ainda segundo ele, além do celular, o técnico utiliza uma impressora, que imprime na hora a fatura para aquele imóvel. A comunicação entre os dois equipamentos é feita pelo modo bluetooth. Henrique explicou que o cliente pode fazer o pagamento assim que receber a fatura. A atualização cadastral também poderá ser feita imediatamente.

“Com o aperfeiçoamento dessa tecnologia, ao longo dos próximos três meses, vamos abastecer o sistema GSAN, da Casal, e também identificar e corrigir problemas nessa transferência de dados”, lembrou o coordenador da CAB. O contrato da PPP do Agreste também contempla a construção de uma nova adutora, com captação de água no rio São Francisco, em Traipu, que vai resolver a deficiência no abastecimento da região.

Já foram implantados mais de 20 mil metros de tubos, diante de uma extensão total de 57 mil metros. Com a nova adutora, na qual estão sendo investidos R$ 143 milhões, a produção de água do sistema coletivo dobrará, passando dos atuais 1.500m³/h para 3.000m³/h. A previsão para conclusão das obras é setembro de 2014, de acordo com o contrato, mas a construtora está trabalhando para antecipar esse prazo.

Fonte: Agência Alagoas

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate