Governo faz nesta sexta-feira balanço do programa Amigo Trabalhador

Governo faz nesta sexta-feira balanço do programa Amigo Trabalhador

O governador Teotonio Villela e o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), Alberto Sextafeira, apresentam nesta sexta-feira (06), às 11h, no auditório da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), os primeiros resultados do programa estadual Amigo Trabalhador e as metas para os próximos anos.

A iniciativa conta com a parceria da entidade, no sentido de contemplar os trabalhadores do setor sucroalcooleiro com medidas de combate aos efeitos do desemprego sazonal decorrente da entressafra e do processo de mecanização da cana-de-açúcar, trazendo geração de renda e melhoria da qualidade de vida para a população afetada.

Segundo o secretário Alberto Sextafeira, o ano de 2013 foi fundamental para consolidação do programa, quando foram realizadas a pesquisa de campo -com base no estudo da equipe de economistas do Observatório do Trabalho da Seteq -, criação da lei, do decreto e da resolução, cadastramento dos trabalhadores e validação pelas comissões Executiva e Gestora do programa estadual e o pagamento das bolsas de qualificação.

“Quando o governo qualifica, abre um mundo de oportunidades e, com o processo de mecanização, esses trabalhadores rurais terão novas perspectivas de geração de emprego e renda, uma vez que o Amigo Trabalhador é voltado para a inclusão produtiva e a qualificação profissional. Este ano de 2013 foi fundamental e trabalhado com responsabilidade para que o programa aconteça com legitimidade. Outro grande esforço é para que os quatro polos de Alagoas (Sul, Norte e vales do Mundaú e Paraíba) sejam atendidos nos próximos anos”, ressaltou o secretário.

Nessa primeira etapa, o programa beneficia 11 municípios definidos com base no relatório técnico da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Alagoas (Fetag), são eles: Coruripe, São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Igreja Nova, Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Jequiá e Roteiro.

Fonte: Agência Brasil

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate