Comissão das Produtoras Rurais da FARSUL comemora 13 anos

Comissão das Produtoras Rurais da FARSUL comemora 13 anos

Com o tema “Mulheres, paixão e sonhos”, a 55ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, organizada pela Comissão de Produtoras Rurais da Farsul, apostou em uma abordagem diferenciada. Ao invés de ficar restrita a um conteúdo técnico, incluiu outros assuntos que fazem parte do interesse feminino.

Realizado no auditório da entidade, em Porto Alegre, o evento se estendeu durante toda  terça-feira (03).  Além da participação de palestrantes que trataram de assuntos variados, aconteceu também um painel sobre qualidade de vida, com convidadas especiais, e a entrega do Troféu Destaque Feminino Rural 2013, durante o jantar de encerramento.

Pela manhã, a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado – Pelotas, Dra. Rosa Lia Barbieri apresentou a palestra “Conservação e uso sustentável de butiazais no Bioma Pampa”. O estudo baseia-se em questões ambientais, econômicas e sociais e envolve, além da Embrapa, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidad de la República  do Urugai (UdelaR) e aporte da Fapergs, Capes, CNPq e ProBio.

A pesquisadora apresentou alguns resultados obtidos na preservação e desenvolvimento de novas plantas, através do manejo do gado, em uma área de 750 hectares e com cerca de 70 mil butiazeiros, na Fazenda São Miguel , em Tapes. A Dra. Rosa destacou o envolvimento dos proprietários da área, que não apenas permitiram o estudo, mas participam ativamente do processo. Para Carmen Heller Barros, filha da proprietária da fazenda, as questões ambientais não devem ser responsabilidade apenas do Estado, e que ações como esta da Farsul em apresentar aos demais produtores  os casos que deram certo devem ser ampliadas. “É o casamento entre a ciência e a produção”, conclui.

A primeira parte do Fórum contou ainda com a palestra de Ana Paula Fonseca Carneiro Monteiro. Ao descobrir que possuía a Doença Celíaca, Ana se deparou com as dificuldades restritivas da dieta que teria de seguir dali em diante. A impossibilidade de ingerir glúten fez com que procurasse alternativas que substituíssem o trigo. Descobriu que a farinha de arroz era uma opção e passou a produzir alimentos que atendem as necessidades de celíacos, sob a marca que leva seu nome.

Na sequência, foi a vez de Clarisse Linhares e Mylene Rizzo, da Viajando com Arte. O interesse comum entre história da arte foi o início para que duas colegas de pós-graduação na PUCRS se unissem e iniciassem um programa de cursos sobre o tema, há dez anos. Logo o projeto expandiu e o trabalho deixou as salas de aula e ganhou o mundo, através de roteiros turísticos que privilegiassem a história e as artes. As viagens também geraram outros produtos, como livros, eventos e um blog.

A tarde começou com a abertura oficial do encontro, feita pelo vice-presidente da FARSUL, Gedeão Silveira Pereira.  Ele falou sobre as mulheres que, por diversas questões pessoais, como morte do marido, por exemplo, precisam assumir propriedades rurais de uma hora para a outra, ainda que não tenham experiência nisso. E destacou a importância de haver, nestas situações, uma postura de assumir os desafios para evitar prejuízos à propriedade e, por consequência, à família; e elogiou as mulheres que tomam frente dos negócios. “O sonho de estabilidade da família é tanto do homem quanto da mulher. Nada agrada mais a ambos do que conseguir isso. Nada vale mais do que uma família estruturada. E sabemos que se a propriedade vai bem, a família também vai bem”, declarou.

Na sequência, aconteceu o painel Qualidade de Vida, mediado pela jornalista Tania Carvalho e com a participação de Rosane Marchetti (jornalista), Sonia Sebenello (psicóloga), Mariela de Oliveira Silveira (médica especialista em nutrologia) e Paula Mageste (diretora de redação da Revist Cláudia). Nele, foram debatidos questões que envolvem a saúde, qualidade de vida, comportamento e demais assuntos de interesse feminino.

O ciclo de palestras encerrou com evento surpresa. O Superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tietböhl, realizou uma performance envolvendo música e teatro, homenageando grandes mulheres da história.

Após o jantar, foi feita a entrega do Troféu Destaque Feminino Rural 2013, um reconhecimento  às  mulheres e entidades com atuação destacada durante o ano.

Homenageadas:
Lila Tellechea (Tradição Rural)
Maria Luiza Sperotto (Produtora Parceira)
Laura Quadros (Líder Sindical Rural)
Núcleo Feminino do Agronegócio-SP (Entidade Parceira)
Maria Flávia de Figueiredo Tavares (Marketing Rural)
Rosa Lia Barbieri  – Embrapa (Pesquisadora Rural)
Maria Elena Johannpeter (Responsabilidade Social)
Karin Vasconcellos da Silva (Técnica Rural)
Paulina Linhares (Empresária Rural)
Yara Bento Pereira Suñe (Empreendedora Rural)

Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate